Pular para o conteúdo principal

CÂMARA APROVA URGÊNCIA PARA VOTAR PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA PESQUISAS ELEITORAIS

 

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18/10), um requerimento de urgência para votação de projeto de lei que prevê sanções aos institutos de pesquisa que divulgarem dados com números divergentes, acima da margem de erro, dos resultados oficiais das eleições. O requerimento recebeu 295 votos favoráveis e 120 contrários. Apenas um deputado se absteve da votação.

Agora, a proposta pode ser votada em plenário de imediato, pulando etapas de tramitação em comissões temáticas da Casa. Ainda não há uma definição sobre qual será o texto votado pelos deputados.

Nesta tarde, coube ao deputado Paulo Eduardo Martins (PL-PR), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), defender a aprovação da urgência. Na oportunidade, o governista assegurou que discutirá com lideranças a construção de um “texto razoável”.

“Um texto que haja acordo para que a gente venha a estabelecer uma regra razoável, que não seja restritiva e que não afronte, não assuste ninguém para que este tipo de situação não volte a ocorrer”, disse, afirmando ser um “compromisso” da relatoria com os demais parlamentares.

“Não haverá açodamento”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), endossou a fala do relator. Segundo o governista, mesmo com a aprovação da manobra legislativa, “não haverá açodamento” na tramitação do projeto. “Estamos votando o requerimento do projeto mais antigo, do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR). Nada tem a ver com o mérito do que vai ser discutido”, disse.

“Nós fizemos um compromisso com líderes da base e da oposição, que vamos tentar dialogar sobre o texto de mérito deste projeto. Depois do texto resolvido, ele vem ao plenário quando tiver com o mínimo de acordado possível. Terei uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar deste assunto. Não haverá açodamento com relação à disposição de trazer esse assunto, mas será tratado com a urgência que ele requer”, prosseguiu.

O projeto citado por Lira, de autoria do deputado Rubens Bueno, busca ampliar o valor e incidência de multas ao institutos de pesquisa com resultados discrepantes das urnas, além de alterar o conceito de “pesquisa fraudulenta”.

Lira também descartou uma eventual punição aos institutos. “Não existe a possibilidade de ter um texto que trata de punição de pesquisa, não podemos é não ter um posicionamento para que essa Casa não discuta um regramento dessas pesquisas”, sustentou.

Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.