Pular para o conteúdo principal

PESQUISA EXATUS/RN: FÁTIMA 43%, STYVENSON 13% E FÁBIO 9%


A governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) ampliou sua vantagem na liderança da corrida para o Governo do Estado, segundo nova pesquisa EXATUS contratada pelo AGORA RN. De acordo com o levantamento, a petista agora tem 43,8% das intenções de voto e, se as eleições fossem hoje, venceria no 1º turno, já que os adversários somados têm 25,75%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 31 de agosto, Fátima Bezerra tinha 41,85%. Ou seja, em menos de duas semanas, ela ganhou 2 pontos percentuais – uma oscilação dentro da margem de erro.

O segundo colocado é Capitão Styvenson (Podemos), que tinha 14,8% há duas semanas e agora aparece com 13,4%. Ou seja, ele viu sua distância para Fátima Bezerra subir de 27 para 30 pontos percentuais. O terceiro colocado segue sendo Fábio Dantas (Solidariedade), que tem 9,95% das intenções de voto – ele tinha 7,4% em 31 de agosto.

Na sequência, aparecem: Clorisa Linhares (PMB), com 0,9%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,8%; Danniel Morais (PSOL) e Rodrigo Vieira (DC), cada um com 0,25%; e Nazareno Neris (PMN) e Bento (PRTB), cada um com 0,1%.

Segundo a pesquisa, 16,85% declaram voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 13,6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa EXATUS/AGORA RN aponta, ainda, que 76,1% dos eleitores já se dizem decididos para a disputa do Governo do Estado. Apenas 11,7% cogitam mudar o voto até 2 de outubro. Outros 12,2% não sabem ou não responderam.

Região

De acordo com a EXATUS, Fátima Bezerra lidera em todas as regiões do Estado. O melhor desempenho da petista é na região Central, onde ela alcança 63% das intenções de voto, contra 9% de Styvenson e 9% de Fábio Dantas. O pior desempenho é no Oeste, onde ela tem 38%, contra 17% de Styvenson e 4% de Fábio Dantas.

Já Capitão Styvenson vai melhor na região Trairi, onde ele atinge 19%, contra 49% de Fátima e 8% de Fábio Dantas. O pior desempenho do candidato do Podemos é na região Salineira, onde ele só tem 3%, contra 5% de Fábio Dantas e 38% de Fátima. A Salineira, aliás, é a região com o maior percentual de eleitores indecisos (50%).

Fábio Dantas, por sua vez, pontua melhor no Agreste, onde alcança 14%, contra 42% de Fátima e 9% de Styvenson. A pior performance é no Mato Grande, onde tem apenas 3%, contra 38% de Fátima Bezerra e 11% de Styvenson.

No maior colégio eleitoral do Estado – a Região Metropolitana de Natal, a governadora tem 41%, Styvenson, 15%, e Fábio Dantas, 12%.

Rejeição

A pesquisa mostra, também, que Fátima Bezerra é a mais rejeitada pelo eleitorado potiguar. 22,8% responderam que, se as eleições fossem hoje, não votariam de jeito nenhum na petista. Outros 18,3% citaram Styvenson Valentim e 4,6% afirmaram rejeitar Fábio Dantas. Os demais nomes não atingiram 1% de rejeição. Ninguém, branco e nulo totalizam 27,1%, e não sabem ou não responderam 24,85% do eleitorado.

Avaliação

Fátima Bezerra teve um novo crescimento na avaliação positiva do seu governo. Agora, 50,8% dizem aprovar a gestão – eram 49,4% na última pesquisa e 36,2% antes. Hoje, 35,5% desaprovam o atual governo – eram 36,7%, antes 46,15%.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre 9 e 11 de setembro em 60 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,1 pp., com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os protocolos RN-04183/2022 e BR-04565/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.