Pular para o conteúdo principal

PESQUISA IPESPE: LULA LIDERA COM 43%; BOLSONARO TEM 35%; CIRO TEM 9% E SIMONE TEBET 5%


A 32 dias do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa Ipespe, divulgada na manhã desta quarta-feira (31). O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, é o primeiro feito pelo instituto após o início do período de campanha.

Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, Lula tem 43% das intenções de voto – oscilação negativa de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito em julho. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem os mesmos 35% da pesquisa anterior.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também manteve seus 9% de intenções de voto do último levantamento – desempenho 2 pontos menor do que sua melhor marca, registrada pela última vez em outubro do ano passado.


Já a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 4% para 5%, entrando em situação de empate técnico com Ciro Gomes pela primeira vez. A parlamentar dobrou seu apoio entre o eleitorado feminino, passando a 8%. O cientista político Felipe D’Avila tem 1% das intenções de voto, mesmo patamar registrado em julho.


Os nomes de Pablo Marçal (Pros) – que briga na justiça pelo direito de manter a candidatura –, Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto. O candidato Constituinte Eymael (DC) constava na lista mas não foi citado por nenhum respondente.

Eleitores que dizem não votar em nenhum dos candidatos ou que declaram intenção de votar em branco ou nulo somam 4% dos entrevistados. Outros 2% não souberam ou optaram por não responder ao questionamento.

O levantamento mostra que Lula tem seu melhor desempenho entre as mulheres (46%), eleitores com idade entre 16 e 34 anos, com escolaridade até o Ensino Fundamental (50%), renda de até 2 salários mínimos (51%), do Nordeste (56%) e católicos (46%).

Já Bolsonaro tem seu melhor desempenho entre os homens (41%), eleitores com idade entre 35 e 54 anos (38%) e com 55 anos ou mais (37%), escolaridade com até Ensino Superior (40%), renda acima de 5 salários mínimos (42%), da região Sul (45%) e evangélicos (47%).


A cerca de um mês do 1º turno, Lula e Bolsonaro concentram mais de 80% das intenções de votos válidos em todos os estados e reforçam quadro de polarização

Considerando apenas votos válidos (ou seja, eleitores que declararam apoio a um dos candidatos citados), Lula tem 46% das intenções de voto, e Bolsonaro 38%. Já Ciro aparece com 10%, Simone com 5%, e D’Avila com 1%.

No cenário espontâneo (ou seja, quando nenhum nome de candidato é lido pelo entrevistador), a vantagem de Lula diminuiu. O petista manteve os 40% de levantamento anterior, mas Bolsonaro saltou de 30% para 34%. Já Ciro, Simone e D’Avila contam com o apoio de, respectivamente, 5%, 3% e 1%.


Segundo turno

O Ipespe fez cinco simulações de segundo turno. Em possível disputa entre Lula e Bolsonaro, cenário tido como mais provável pelos analistas políticos, o petista teria 53% das intenções de voto, contra 38% do atual presidente. A distância, agora em 15 pontos diminuiu 2 p.p. em comparação com julho.

No segundo cenário testado, Lula venceria Ciro Gomes por 53% contra 31%. Neste caso, a diferença caiu 4 pontos em relação ao último levantamento.

Lula também derrotaria Simone Tebet – neste caso, por 53% a 25% – também uma queda de 4 pontos na distância considerando a mesma base de comparação.

Já Bolsonaro seria derrotado por Ciro Gomes, por 48% a 42%. Contra Simone Tebet, o atual presidente aparece numericamente à frente, porém em situação de empate técnico: 43% a 41%.

Metodologia

O Ipespe realizou 2.000 entrevistas telefônicas, conduzidas por operadores, entre os dias 26 e 29 de agosto – portanto, capturou os efeitos do início das campanhas no rádio e na televisão e as sabatinas de Bolsonaro, Ciro, Lula e Simone ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Já os impactos do primeiro debate entre os candidatos, realizado no domingo (28) se refletem parcialmente no levantamento, uma vez que parte das entrevistas foram realizadas antes.

A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04347/2022.

A margem de erro máxima é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança estimado em 95,45%. Isso significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

Infomoney 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.