Pular para o conteúdo principal

PERFIL MÉDIO DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2022 É HOMEM, CASADO E COM SUPERIOR COMPLETO


As eleições de 2022 terão um número recorde de mulheres concorrendo à Presidência da República, com quatro candidatas entre doze. A marca, ainda assim, não representa a proporção de mulheres no país. De acordo com o IBGE, elas são mais da metade da população. Nas eleições deste ano, a maioria das candidaturas, levando-se em conta todos os cargos em disputa, é de homens: 66%, de acordo os pedidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As distorções entre as parcelas da população e os candidatos que as representam nas urnas não se restringem ao gênero. A questão racial e a escolaridade são exemplos disso.

Com base nos registros do TSE, a CNN mapeou o perfil médio das pessoas nas quais os eleitores brasileiros irão votar daqui em 2 de outubro.

Distorção de gênero

Nas últimas eleições gerais, em 2018, 68% dos candidatos eram homens. E 2022, os homens representam 67% das candidaturas.

As candidaturas femininas tiveram um aumento de 2,2% em relação ao último pleito, chegando a 33% neste ano. A alta indica uma desaceleração em relação a eleições anteriores. Entre 2010 e 2014, houve uma alta de 60,6%. De 2014 a 2018, o crescimento foi de 13,3%.

Grau de instrução
O percentual de candidatos que cursaram o ensino superior era de 48% em 2018. Neste ano, é de 54,97%.

Entre os candidatos, mais da metade completou o ensino superior. Enquanto isso, segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só um quinto dos brasileiros com 25 anos ou mais atingiram esse grau de escolaridade.

O IBGE explica que o recorte (a partir dos 25 anos) considera a idade necessária para completar o processo de escolarização. As vagas eletivas que se abrem neste ano exigem um mínimo de 21 anos para concorrer.

CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.