Pular para o conteúdo principal

LIVRO SOBRE VIDA E MORTE DE VALDETÁRIO CARNEIRO GANHA VERSÃO DIGITAL


Nascida como uma monografia de conclusão de curso, “Valdetário Carneiro: A essência da bala” virou um livro-reportagem em 2013 e rapidamente sumiu das prateleiras. Agora, nove anos depois, a obra escrita pelos jornalistas Paulo Nascimento e Rafael Barbosa ganhou uma versão digital, e está novamente à disposição de quem deseja ler um trabalho bem apurado sobre a trajetória de vida e morte de um dos personagens mais interessantes da crônica policial potiguar. O e-book traz algumas novidades, como nova capa e prefácio, mas mantém a essência de seu conteúdo explosivo – e que em breve será filme.

“Fizemos uma revisão geral e incluímos algumas alterações em expressões datadas que não usamos mais hoje em dia, mas nada substancial, só alguns detalhes. De novidade, tem o prefácio de Xico Sá e um epílogo que incluímos. O miolo permanece”, explica Paulo Nascimento. O epílogo traz desdobramentos relacionados a Valdetário, à família Carneiro, e à própria publicação do livro.

Além do prefácio do jornalista e escritor pernambucano Xico Sá, a versão eletrônica do livro, lançada nesta semana, conta com uma capa desenhada por Shiko, renomado ilustrador paraibano. O e-book custa R$ 24,99 e pode ser adquirido no site da Amazon. Em apenas três dias disponibilizado para venda, o livro já estava entre os 11 mais vendidos do site.

Lançado pela extinta editora Tribo, em 2013, "Valdetário Carneiro: A essência da bala" vendeu toda a sua tiragem de duas mil cópias em pouco menos de um ano. Hoje o livro é uma raridade encontrada esporadicamente em alguns sebos. “Na Estante Virtual, por exemplo, só encontramos cópias de 100 reais pra cima”, diz o jornalista.

Segundo Paulo, o esgotamento rápido da obra motivou o projeto de voltar com uma versão eletrônica do livro. Desde que acabaram os últimos exemplares da primeira publicação, os autores foram procurados por diversas pessoas interessadas em adquirir o título, mas não o encontravam. A nova edição chega para suprir também essa lacuna. O jornalista ressalta que até o momento não há planos de uma versão impressa da nova edição, até que apareça uma editora disposta a bancar.

Valdetário nas telas

Não é mera força de expressão dizer que a história de Valdetário parece “coisa de cinema”. O livro de Paulo e Rafael inspirou uma produção audiovisual que logo chegará às telas. Paulo conta que a proposta veio da amiga e cineasta Tereza Duarte, que há tempos pensava em um documentário sobre o famoso assaltante de bancos. “Em 2019 ela jogou a ideia pra gente, e nós topamos porque já era algo que também rondava nossa cabeça. Aí ela começou a correr atrás”, diz.

Primeiro, a diretora conseguiu recursos via edital da Fundação José Augusto para fazer um curta, mas depois veio um do Sebrae que permitiu transformar o material em um longa-metragem. Paulo conta que a equipe foi até Caraúbas para gravar material, inclusive no lugar onde Valdetário foi morto, na zona rural de Lucrêcia. Terá depoimentos da família, filhos, e alguns personagens da época. “A pandemia atrasou a execução, já devia estar pronto, mas estamos trabalhando pra soltar o quanto antes”, afirma.

Cangaceiro moderno

O nome de Valdetário Carneiro despontou de cara entre as pesquisas que os então estudantes de jornalismo Rafael e Paulo faziam sobre brigas de famílias do oeste potiguar. A dupla viu que tinha uma tremenda história a ser destrinchada. Os jornalistas entrevistaram mais de 20 pessoas durante o processo de apuração do trabalho – incluindo aquelas que pediram anonimato. Os feitos criminosos espetaculosos deram a Valdetário Carneiro o estigma de mito.

Antes de entrar no crime, Valdetário era um mecânico que gostava de artes, teatro, e cultuava o cangaceiro Lampião. Ao ser condenado a sete anos de prisão – por um crime que não cometeu, segundo ele -, o homem mudou e nunca mais foi o mesmo.

Segundo a polícia, Valdetário comandou cerca de 100 ataques a bancos entre o final dos anos 90 e começo dos 2000. No RN, a quadrilha agia principalmente entre Caraúbas, Apodi, Macau e Umarizal. A imprensa chamou de o “novo cangaço”. Após uma de suas ações mais violentas em Macau, em 2002, ele foi perseguido até ser morto a tiros no dia 10 de dezembro de 2003, devido a uma denúncia anônima.

Serviço:

“Valdetário Carneiro: A essência da bala”, por Rafael Barbosa e Paulo Nascimento

E-book no site da Amazon, a R$24,99.

Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

AUMENTAM CASOS DE COVID-19 EM CAICÓ

De acordo com informações recebidas pelo Blog Luciano Vale, por profissionais da área de saúde do município de Caicó, há no momento, um crescimento no número de casos de Covid-19. Por enquanto a Secretária de Saúde, não informou oficialmente o número de casos, mas  informação é que em um único dia foram registrados, casos positivos para a COVID-19 em 143 pessoas.  Ainda segundo a fonte, os postos de saúde do município, vão iniciar a testagem em pacientes. No final de semana, o Blog tomou ciência, que aumentou a procura por testes em farmácias da rede privada, e segundo responsáveis por essa testagem, 50% testam positivo e 50%, negativo .