Pular para o conteúdo principal

GOLPE DA "MÃO FANTASMA" PREJUDICA MILHARES DE BRASILEIROS QUE USAM INTERNET NO CELULAR

Todos os dias inúmeras pessoas são vítimas de hackers ou gente maliciosa que conseguem acessar celulares, computadores, dados importantes e o principal: senhas. Mais uma fraude foi identificada pelas instituições financeiras e autoridades.

SOBRE O NOVO GOLPE

A ”mão fantasma” é uma nova maneira que golpistas conseguem ver todas as suas informações sigilosas e roubá-las em tempo real, diretamente da tela do seu celular. Conhecido também como Golpe do Acesso Remoto, é uma nova categoria de alto risco que ataca exclusivamente dispositivos móveis, sendo descrito pelos especialistas como “uma mão invisível, que usa o seu celular bem na sua frente”. A nova modalidade de golpe já totaliza mais de 40 mil vítimas no Brasil, segundo o Banco do Brasil e em países da América Latina e voltou com força total durante o período da pandemia.

Como funciona?
Tudo começa com uma ligação na qual o criminoso se apresenta como funcionário de uma instituição financeira ou usando abordagem oferecendo emprego. As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional, afirmando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão na conta, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.O golpe acontece quando o “atendente” solicita a instalação de um app para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando seu app.

Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Podem, inclusive, mascarar o número do telefone, se passando por falsas centrais bancárias. Caso você instale esse app, os criminosos terão acesso a todo o conteúdo do seu celular.

Como você pode se proteger?
Primeiro: bancos  não ligam solicitando a instalação de nenhum tipo de aplicativo.
Não cadastre a mesma senha usada no banco em outros serviços.
A forma oficial de baixar o App de banco ou qualquer um que desejar é realizada pela loja de aplicativos do seu celular.
Nunca instale apps desconhecidos.
Desconfie de mensagens que falem sobre benefícios exagerados ou com senso de urgência.

Caso você seja vítima, entre em contato com o 190 e denuncie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.