Pular para o conteúdo principal

AS ESTRATÉGIAS DE LULA E BOLSONARO PARA A TV

 


As campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) se preparam para investir pesado nos programas eleitorais transmitidos na TV a partir de agosto. As inserções partidárias que começaram a ser veiculadas —do PT em março e do PL em junho— dão o tom sobre o que está por vir no segundo semestre: o chefe do Executivo pretende convencer o eleitor que o governo agiu para evitar mais mortes na pandemia e que gerou empregos, mas a recessão global e a guerra na Ucrânia prejudicaram o Brasil; já a equipe de Lula quer transformar sua gestão (2003-2010) em exemplo de prosperidade ao mostrá-lo como o único líder capaz de garantir comida e bem-estar social.

O embate promete ser duro e disputado voto a voto. PL e PT contrataram profissionais experientes para cuidar da comunicação. Nada de improvisação. A campanha à reeleição, encabeçada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira(PP), conseguiu dobrar o presidente para que ele aceitasse trabalhar com um marqueteiro. O argumento que centrou as conversas foi o de que a equipe precisava trabalhar com gente experiente que mostrasse como não errar.

Homem de confiança de Valdemar e conterrâneo de Mogi das Cruzes (SP), o marqueteiro Duda Lima ajudou informalmente a organizar o evento de filiação de Bolsonaro no ano passado. Já estava ambientado em março quando produziu o lançamento da candidatura à reeleição. Avesso à imprensa, Duda se reúne a cada 15 dias, no máximo, com o núcleo da campanha em Brasília para discutir ideias para os programas de TV, cujo espaço vai servir como plataforma de apresentação dos quatro anos de governo.

O entorno do presidente entende que Bolsonaro precisa mostrar na TV as realizações do governo federal, como a entrega de equipamentos para o SUS durante a pandemia e a renegociação de dívidas do Fies. A campanha também vai explorar a repaginação de dois programas de governo petistas: a conclusão de algumas obras da transposição do rio São Francisco e o pagamento do Auxílio-Brasil, o antigo Bolsa Família. O presidente vai seguir o tom religioso característico de seus discursos.

Um dos vídeos foi gravado em uma igreja em Brasília e alguns filmes vão mostrar cenas em outras cidades. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, se filiou ao PL para poder participar dos programas com o objetivo de atingir o eleitorado evangélico e o feminino —este, apresenta alto índice de rejeição ao chefe do Executivo. Ela também vai ser a porta-voz de algumas políticas no âmbito social, em especial relacionadas a mulheres, idosos e portadores de deficiência.

“Devemos ganhar 5 pontos até o final do mês. Nunca tivemos essa exposição”, diz o vice-presidente do PL, deputado Capitão Augusto (SP), sobre os programas que já estão indo ao ar. “Vamos finalmente ter a oportunidade de destacar as ações da Infraestrutura, Cidadania, Agricultura, Desenvolvimento Regional e Ciência e Tecnologia.”

Já a campanha de Lula vai focar em problemas reais, como economia e fome — assim como o fez nas inserções partidárias veiculadas no começo do ano. O partido vai trabalhar a dualidade: fome versus comida no prato, desmatamento versus floresta em pé, direitos humanos versus intolerância. Essa mensagem deu a tônica do discurso de Lula no lançamento de sua candidatura, em maio, com a mensagem de amor versus ódio.

Sob a orientação do marqueteiro Sidônio Palmeira, o PT conseguiu traduzir duas ideias políticas para sua comunicação visual, conta um integrante da campanha. Uma delas é a reapropriação da bandeira do Brasil, que virou marca bolsonarista desde 2018. O logotipo traz as cores da bandeira misturadas com o vermelho, característico do PT. A outra é o slogan: (“Vamos juntos pelo Brasil”), que trata da união por uma frente ampla anti-Bolsonaro. “O alto custo de vida e o desemprego passam pelo trabalho da gente com uma linguagem simples e clara. A economia, o preço do gás, do combustível afetam diretamente a vida das pessoas e é isso que vamos mostrar”, diz Sidônio. O petista também deve explorar as críticas à gestão de Bolsonaro na pandemia.

A projeção dada pela televisão já provoca um impasse: Bolsonaro disse que só vai participar de debates no segundo turno. Lula pretende ir apenas aos debates que Bolsonaro for, e sua equipe quer que sejam, no máximo, três. Uma pesquisa do Instituto FSB, realizada de 27 a 29 de maio, aponta que o eleitor busca no debate a decisão do voto. Em um universo de 2 mil entrevistados no país, 61% dizem que o enfrentamento é a ocasião para definir sobre quem defende as melhores propostas. Ou seja, se os dois principais candidatos seguirem essa toada, quem perde é o eleitor.

Com informações de Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.