Pular para o conteúdo principal

OCEANO MAIS QUENTE INTENSIFICOU FENÔMENO QUE PROVOCOU CHUVAS INTENSAS EM PERNAMBUCO

 


Foto: Alexandre Aroeira

As chuvas torrenciais que atingiram Pernambuco na última semana e já deixaram 106 pessoas mortas e milhares de desabrigados, foram causadas por um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). 

Esse fenômeno foi intensificado pela temperatura de até 3 graus acima da média do Oceano Atlântico, na costa do Estado, de acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Romilson Ferreira. 

“O distúrbio é recorrente, ocorre praticamente todos os anos, com grande capacidade de volume de água. Nem sempre acontece de forma tão extrema. Este ano, a gente teve um agravante: a temperatura do oceano está acima do normal, isso induz mais chuva”, explicou o meteorologista. 

Segundo Romilson, a média histórica para esta época do ano do Oceano Atlântico, nas proximidades da costa pernambucana, é de 27º C. Este mês de maio registra temperaturas entre 28º C e 30º C. Ou seja, o oceano está até 3º C mais quente do que o normal. 

As ondas de leste chegaram ao Estado na última sexta-feira (20). Esse fenômeno é uma configuração dos ventos que favorece a elevação da umidade de baixos níveis para altos níveis. 

Quando a umidade encontra certa altura, transforma-se em nuvens e, dependendo da quantidade de umidade, em nuvens de tempestade. As nuvens carregadas que se formaram avançaram especialmente para o leste da região Nordeste.

Romilson lembra, ainda, que a Região Metropolitana do Recife está na quadra chuvosa - maio é o segundo mês deste período que vai de abril até julho e costuma registrar os maiores índices de chuva. No Recife, por exemplo, nos quadrimestre, a média histórica aponta para um total de 1.430 mm, sendo junho o mês mais chuvoso, com 390 mm.

“A gente também está na quadra chuvosa, maio já é chuvoso. Tudo isso contribui para essa chuva”, acrescentou o meteorologista.

Para os próximos dias, a previsão da Apac é de redução da intensidade das chuvas. A agência chegou a emitir alerta vermelho, aviso de nível máximo que indica risco excepcional em decorrência dos temporais. Os acumulados chegaram a ultrapassar os 200 milímetros em algumas cidades afetadas pelas chuvas.


No Recife, quase o dobro da média

Maio de 2022 já registrou quase o dobro do total de chuva em relação à média histórica, segundo números prévios da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Do dia 1º a essa segunda-feira (30), a capital pernambucana registrou um acumulado de 651,2 milímetros de chuva. A média histórica da cidade, que considera os valores pluviométricos nos últimos 30 anos, é de 328,9 milímetros - as chuvas deste maio, portanto, são 198% maiores que o esperado.

Nos 30 dias já corridos de maio de 2022, choveu em 22, segundo a Apac, com dados da estação de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana. O maior índice diário ocorreu no último sábado (28), com o registro de 190,0 milímetros. Na quarta-feira (25), choveu 137,4 milímetros.
 
Folha PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.