Pular para o conteúdo principal

UNIÃO COM ALCKMIN É ÓTIMA PARA LULA

 



Deu no Congresso em Foco

Em 2018, a ex-senadora gaúcha Ana Amélia Lemos foi a candidata a vice-presidente na chapa do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. Ana Amélia estava então filiada ao PP e Alckmin ao PSDB. Quatro anos depois, Ana Amélia deixou o PP e filiou-se na semana passada ao PSD. E Alckmin está prestes a se filiar ao PSB, na próxima quarta-feira (23), para ser agora o candidato a vice-presidente na chapa de um adversário de outras disputas, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Nesta entrevista ao Congresso em Foco, Ana Amélia avisa: desta vez ela não seguirá os passos de Alckmin.

“Alckmin vai prestar um grande serviço ao Lula, mas prestará um grande desserviço à sua própria biografia”, considera Ana Amélia. Para a ex-senadora que dividiu em 2018 a campanha presidencial com Alckmin, o perfil do ex-governador de São Paulo não se encaixa com o perfil de esquerda do PT e de Lula. E, da mesma forma, também não se encaixa o perfil mais conservador do eleitor que Alckmin amealhou ao longo da sua carreira política. Assim, ela acredita: “A maioria do eleitorado de Alckmin não vai acompanhá-lo”.

Ana Amélia afirma que até compreende as motivações de Alckmin no sentido de formar uma aliança de forças democráticas com o propósito de eliminar os riscos de retrocesso autoritário no país. “Eu admiro a coragem de Alckmin, e nada disso tira dele todas as qualidades que vejo nele. É uma das pessoas mais íntegras que conheci na política”.

Mas, para Ana Amélia, que, além da vida política, é uma experimentada jornalista que acompanhou durante muitos anos as disputas de poder em Brasília, “2018 não é 2022”. A ex-senadora considera que alguns dos embates da última eleição presidencial vão se agudizar caso se mantenha a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) que as pesquisas hoje apontam.

“Essa polarização entre dois movimentos bem distintos divide o país, e irá criar graves problemas para a governabilidade seja vitorioso Lula seja vitorioso Bolsonaro”, considera Ana Amélia.

Para a ex-senadora, qualquer que seja o resultado da eleição presidencial, tanto os grupos ligados a Bolsonaro como os ligados a Lula terminarão a eleição fortalecidos. Elegerão grandes bancadas no Congresso. E tenderão a radicalizar o embate de forças a partir de 2023.

Por um lado, acredita ela, mesmo vencendo, Bolsonaro não terá em torno de si uma base de apoio tão ampla no Congresso. Será menor, sem setores do empresariado e de centro que o apoiaram em 2018, mas terá um grupo forte e sólido ao seu lado, formado pelo Centrão. Por outro, o PT e as forças de esquerda também elegerão uma grande bancada. Tal situação, crê Ana Amélia, fará com que um lado tensione sempre o outro, levando a uma radicalização de posições.

Nesse sentido, Alckmin ao lado de Lula pode ser uma garantia importante para o candidato do PT no sentido de amealhar posições ao centro. Mas talvez, diante desse cenário imaginado por Ana Amélia, na prática a situação gere uma radicalização que aprofunde posições de esquerda num eventual governo Lula, deixando Alckmin isolado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c