Pular para o conteúdo principal

UNIÃO COM ALCKMIN É ÓTIMA PARA LULA

 



Deu no Congresso em Foco

Em 2018, a ex-senadora gaúcha Ana Amélia Lemos foi a candidata a vice-presidente na chapa do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. Ana Amélia estava então filiada ao PP e Alckmin ao PSDB. Quatro anos depois, Ana Amélia deixou o PP e filiou-se na semana passada ao PSD. E Alckmin está prestes a se filiar ao PSB, na próxima quarta-feira (23), para ser agora o candidato a vice-presidente na chapa de um adversário de outras disputas, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Nesta entrevista ao Congresso em Foco, Ana Amélia avisa: desta vez ela não seguirá os passos de Alckmin.

“Alckmin vai prestar um grande serviço ao Lula, mas prestará um grande desserviço à sua própria biografia”, considera Ana Amélia. Para a ex-senadora que dividiu em 2018 a campanha presidencial com Alckmin, o perfil do ex-governador de São Paulo não se encaixa com o perfil de esquerda do PT e de Lula. E, da mesma forma, também não se encaixa o perfil mais conservador do eleitor que Alckmin amealhou ao longo da sua carreira política. Assim, ela acredita: “A maioria do eleitorado de Alckmin não vai acompanhá-lo”.

Ana Amélia afirma que até compreende as motivações de Alckmin no sentido de formar uma aliança de forças democráticas com o propósito de eliminar os riscos de retrocesso autoritário no país. “Eu admiro a coragem de Alckmin, e nada disso tira dele todas as qualidades que vejo nele. É uma das pessoas mais íntegras que conheci na política”.

Mas, para Ana Amélia, que, além da vida política, é uma experimentada jornalista que acompanhou durante muitos anos as disputas de poder em Brasília, “2018 não é 2022”. A ex-senadora considera que alguns dos embates da última eleição presidencial vão se agudizar caso se mantenha a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) que as pesquisas hoje apontam.

“Essa polarização entre dois movimentos bem distintos divide o país, e irá criar graves problemas para a governabilidade seja vitorioso Lula seja vitorioso Bolsonaro”, considera Ana Amélia.

Para a ex-senadora, qualquer que seja o resultado da eleição presidencial, tanto os grupos ligados a Bolsonaro como os ligados a Lula terminarão a eleição fortalecidos. Elegerão grandes bancadas no Congresso. E tenderão a radicalizar o embate de forças a partir de 2023.

Por um lado, acredita ela, mesmo vencendo, Bolsonaro não terá em torno de si uma base de apoio tão ampla no Congresso. Será menor, sem setores do empresariado e de centro que o apoiaram em 2018, mas terá um grupo forte e sólido ao seu lado, formado pelo Centrão. Por outro, o PT e as forças de esquerda também elegerão uma grande bancada. Tal situação, crê Ana Amélia, fará com que um lado tensione sempre o outro, levando a uma radicalização de posições.

Nesse sentido, Alckmin ao lado de Lula pode ser uma garantia importante para o candidato do PT no sentido de amealhar posições ao centro. Mas talvez, diante desse cenário imaginado por Ana Amélia, na prática a situação gere uma radicalização que aprofunde posições de esquerda num eventual governo Lula, deixando Alckmin isolado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.