Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE NATAL CRIA A CARTEIRA MUNICIPAL DO ARTESÃO

 


A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (18), o decreto que institui o Programa Municipal de Identificação e Cadastro dos Artesãos, e cria a Carteira Municipal do Artesão. O novo documento vai possibilitar a participação dos artesãos nas ações de fomento ao artesanato de Natal.

Neste sábado (19) é comemorado o dia do artesão e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, vai realizar uma confraternização na Loja Natal Original, a partir das 14h, quando também acontece a entrega simbólica da carteira municipal do artesão.

Essa é mais uma ação de fomento e fortalecimento dos artesãos que tem a iniciativa do secretário Adjuto Dias. Sensível às demandas do segmento, o secretário tem investido forte na expansão do artesanato de Natal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e elevação profissional dos artesãos do município

A atuação do secretário no setor já conseguiu feitos de destaque na geração de oportunidades de trabalho e renda, no incentivo à preservação da cultura local e ainda na formação de uma mentalidade “empreendedora”, por meio da capacitação dos artesãos para o mercado competitivo.

Natal Original

A Loja Natal Original vem se consolidando como um novo espaço de interação com a arte e a cultura genuinamente natalenses. Localizada na praça da Árvore de Mirassol, a Loja administrada pela Semtas, tem 390m² de área interna e acomoda 60 artesãos, que têm a oportunidade de expor e comercializar a produção artesanal. Os expositores foram credenciados pela Secretaria e selecionados por meio de uma chamada pública, realizada em setembro de 2021, como parte do processo de fomento do artesanato e da economia solidária.

É durante o período natalino, quando acontece o projeto Natal em Natal, que a Loja recebe um intenso fluxo de visitantes. Na edição de 2021 do Natal em Natal, a exposição conseguiu movimentar cerca de meio milhão de reais, impulsionando a economia local e renovando a esperança dos artesãos, que passaram mais de um ano e meio sofrendo os efeitos da pandemia do coronavírus.

Com localização privilegiada, no corredor da avenida Roberto Freire, o espaço é de fácil acesso e foi reformado para ser parte do roteiro turístico da cidade.

“Temos ali um lugar de valorização dos nossos artesãos, reunindo o que temos de melhor em matéria de artesanatos em cerâmica utilitária e decorativa, renda, bordados, esculturas em papel, madeira, crochê, pedraria e mosaico, trabalhos com tecido ou materiais recicláveis, palha de carnaúba. A variedade é imensa e as peças são de alta qualidade”, disse o secretário.

Outra estratégia para a valorização do artesanato local, executada pelo secretário da Semtas, foi a abertura da Loja de forma permanente, uma antiga demanda do segmento. Para Adjuto, o espaço pode ser considerado uma vitrine para a exposição do melhor da cultura natalense.

“A loja Natal Original foi revitalizada para melhor acomodar os artesãos e receber os visitantes. Nosso objetivo é transformar o espaço em um novo ponto turístico do município. A permanência dos artesãos na loja vai movimentar a economia, promover o turismo e acima de tudo, vai fortalecer o nosso artesanato”, destaca o secretário.

A Loja Natal Original funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Feirinha da Árvore

A volta dos artesãos à Loja Natal Original é parte do plano de retomada das atividades culturais na Árvore de Mirassol, que ainda conta com a realização do projeto “Feirinha da Árvore”.

A segunda edição do projeto aconteceu neste final de semana, com uma programação diversificada com feira de artesanato, shows musicais, espetáculos circenses, espaço para gastronomia e área exclusiva para o lazer de crianças, pets e para a prática de esportes. Além das opções de entretenimento, o público presente também teve acesso à vacinação contra a Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.