Pular para o conteúdo principal

JAIME CALADO ARTICULA PROJETO PARA VIABILIDADE DA CONSTRUÇÃO DO CANAL DO MATO GRANDE


“Um momento histórico” - assim foi definido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, o encontro com Rômulo Macêdo, ex-coordenador das obras de transposição do Rio São Francisco na última segunda-feira (7). 

A reunião, aprovada pela governadora Fátima Bezerra, ocorreu na Secretaria de Infraestrutura com a participação de Gaspar Pereira, secretário adjunto da pasta, e teve como pauta o Canal do Mato Grande. O secretário de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha também esteve presente e apresentou um projeto de estudo de pré-viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental.

O estudo irá avaliar a viabilidade de implantação de um sistema hidráulico de captação de água no lago da barragem Armando Ribeiro Gonçalves aproveitando o vasto potencial de terras irrigáveis ao longo da região do Mato Grande. O projeto foi originalmente idealizado em paralelo aos estudos de integração das águas do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O secretário Jaime Calado explicou que “de acordo com os estudos preliminares, a área irrigada do Rio Grande do Norte, que atualmente possui 50 mil metros quadrados, poderá ser ampliada em até 400 mil metros quadrados nos próximos anos, somando os projetos do Canal do Mato Grande e do Canal do Apodi”.

O documento apresenta como diferenciais as condições topográficas, pedológicas e climáticas da região e garantia da oferta hídrica proporcionada pelas águas da barragem Armando Ribeiro, das reservas subterrâneas e do Projeto de Integração com o Rio São Francisco.

Ao longo da área do sistema adutor, serão realizados levantamentos topográficos (relevo e superfície terrestre), pedológicos (identificação e classificação do solo) e fundiários. Também estão previstos estudos de impacto ambiental e avaliação financeira e social, além de um anteprojeto de engenharia do sistema adutor e obras conexas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.