Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA ASSUME O COMANDO DA SUCESSÃO E TRABALHA PARA EVITAR CHAPA EZEQUIEL E WALTER PELA OPOSIÇÃO

 




A governadora Fátima Bezerra viu que a possibilidade de enfrentar a chapa Ezequiel Ferreira como governador e Walter Alves como vice, poderia lhe custar a renovação do mandato e, finalmente, acordou.

Nas últimas 24 horas, após o blog Tulio Lemos revelar que o deputado Ezequiel havia decidido ser realmente candidato a governador pela oposição e que teria o deputado Walter Alves como seu candidato a vice, Fátima assumiu o comando da articulação e ligou para os dois parlamentares.

Na conversa com Walter Alves, Fátima ofereceu a vaga de vice ao MDB, mas apontou um veto: Não pode ser Alves, pois já há Carlos Eduardo Alves na condição de candidato a senador. O MDB pode indicar, desde que não seja Walter e nem Garibaldi. Fátima não conta com a possibilidade de Carlos Eduardo ter suas contas reprovadas e se tornar inelegível.

O problema no convite de Fátima ao MDB é o veto. Quem oferta espaço a um partido não escolhe o nome e nem veta. A história das sucessões revela que o espaço é oferecido ao partido e que este tem o direito de indicar seu melhor quadro. Veto é inaceitável.
Walter Alves ouviu a conversa e ficou de conversar com Ezequiel, pois os dois firmaram um pacto de união para 2022, com seus respectivos partidos.

Um componente que faz toda a diferença é que o vice de Fátima não será um mero substituto eventual. Ele tem data certa para assumir o governo em definitivo e até pode ser candidato a reeleição no exercício do cargo, numa eventual renúncia de Fátima para ser candidata ao Senado. Tudo isso em caso de vitória, claro.

Em paralelo ao que conversou com Walter Alves, a governadora Fátima Bezerra ligou para Ezequiel e também ofereceu ao presidente da Assembleia a indicação do vice em sua chapa.

Fontes ouvidas pelo blog disseram que a conversa foi mutuamente respeitosa, mas Ezequiel disse a Fátima que estava trabalhando a candidatura ao governo. Mas prometeu que conversaria novamente sobre o tema, sem dizer que aceitaria ou não a oferta oficial.

Fátima usou a tática de fracionar a força de Ezequiel e Walter e fazê-los pensar separadamente. Ninguém sabe se vai conseguir seu intento.
Mas foi um avanço. A governadora, inicialmente passou a desacreditar na candidatura de Ezequiel; depois, passou a subestimar.

Quando viu que a coisa é para valer e que a chapa de oposição poderá tornar o resultado do pleito imprevisível, Fátima assumiu o comando de sua sucessão e passou a conversar sem terceirizar e sem intermediários.
Se conseguir demover Ezequiel e Walter da chapa de oposição, Fátima pode dormir tranquila, pois terá pavimentado com porcelanato o caminho de sua reeleição. Sem um adversário competitivo, a eleição é para cumprir tabela.

Caso Ezequiel mantenha a disposição de ser candidato, como disse a Walter, Garibaldi, Fábio Faria, Rogério Marinho e Álvaro Dias, a candidatura de Fátima sofrerá um sério abalo nos aspectos político e eleitoral.

Uma fonte ligada ao presidente da Assembleia disse ao blog que ele foi ao Seridó nesta sexta e neste sábado, vai tirar o dia para conversas políticas definitivas. A começar pela conversa que terá com o deputado Walter Alves.

Ezequiel vai perguntar ao filho de Garibaldi se ele vai aceitar a proposta da governadora e indicar o vice do MDB, com o veto a um Alves; ou se aceitará seu convite e será candidato a vice na chapa da oposição. A resposta de Walter será fundamental para a decisão que Ezequiel irá tomar.

Depois da conversa com Walter, outros políticos estão na lista de Ezequiel para ouvir o sim ou o não em relação à sua candidatura.

O fato é que Ezequiel foi para um caminho sem volta. Já não é visto pelo governo como pessoa de confiança. Pelo contrário.

Portanto, os compromissos que possam ser assumidos hoje para ser cumpridos no futuro pelo governo, estão recheados de fragilidades e de troco. E ele sabe disso.

Aguardemos os próximos capítulos desta animada sucessão estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.