Pular para o conteúdo principal

COISAS DA POLÍTICA...

 



Por Saulo Medeiros 


Desde o último 3 de março, e até 1° de abril, período da chamada “Janela Partidária” deste ano, os dirigentes partidários e os candidatos a cargos proporcionais (deputados estaduais e federais) aceleram os entendimentos para ultimarem as filiações, pois no dia 2 do próximo mês todos os pretensos candidatos terão de estar oficialmente filiados. Alguns, vão esperar até o último momento para a tomada de decisão. São aqueles sem qualquer compromisso com essa ou aquela agremiação, filiando-se naquela onde supostamente terá mais chances de ter sucesso eleitoral. E destes aproveitam-se alguns dirigentes ao apresentarem números imaginários de votos dos já filiados às suas siglas, como se eles fossem a garantia de sucesso eleitoral para os de menor potencial eleitoral. 

Um verdadeiro engodo.

Tem liderança política local fazendo projeções sonhadoras. Se os números deles fossem atingidos seriam eleitos mais de 100 candidatos para a Assembleia Legislativa, e uns 50 para a Câmara Federal. 

Conhecendo os números da eleição de 2018, quando, pela última vez os partidos agruparam-se em coligações proporcionais, agremiações elegeram filiados com os votos da coligação. Agora, sem as coligações, eles terão que ter os seus próprios votos, sob pena de perderem as vagas que ocupam. 

O total de votos válidos para deputado federal em 2018 se repetido, cada deputado, isoladamente, precisará de 180 mil votos para conquistar o mandato. Cada deputado estadual vai precisar, no mínimo, de 60 mil votos para conquistar uma cadeira. Nenhum dos atuais tiveram esta votação em 2018 e beneficiaram-se com a votação dos derrotados que disputaram por partidos coligados.

No sistema sem coligações proporcionais os principais adversários estão dentro do mesmo partido, exigindo que um candidato queira sempre ter mais votos que o correligionário para não ser surpreendido, sem desprezar o movimento dos partidos de oposição. O fenômeno da polarização na disputa presidencial entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula, não deverá interferir na disputa proporcional no Rio Grande do Norte. 

TROCA-TROCA

Maioria dos deputados vai mesmo assinar a ficha tucana até o fim do mês. A nominata à Assembleia Legislativa pode contar com dez deputados.

REPUBLICANOS

Até o fim do mês, os deputados Eudiane Macedo e Benes Leocádio devem deixar o partido. Benes estuda o PL ou PP. Mas não descarta União Brasil ou até MDB. Eudiane foi convidada pelo PSB, mas anda balançada para o PSDB. 

DISPUTA ACIRRADA

O consultor em política e comunicação Gaudêncio Torquato acredita que a campanha eleitoral deste ano “poderá ser uma das mais contundentes e polarizadas” da história do Brasil, “porque estamos chegando ao final de um ciclo e o eleitor tende a votar hoje naqueles dois perfis que estão mais visíveis, tenham maior visibilidade. O Bolsonaro e o Lula”.

Para Torquato, “o diferencial da campanha eleitoral de 2022 em relação às eleições de 2018, “é que nós temos outras circunstâncias e nós temos uma pandemia ainda em curso e haverá uma tendência de culpar um ou outro, particularmente culpar o Governo. Há muitos bolsonaristas arrependidos e, portanto, poderá, nesse contexto de polarização, surgir ainda uma terceira via”.

PESQUISA

A nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta uma distância de apenas oito pontos entre o ex-presidente Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro.Um quadro que joga por terra a tese de uma possível vitória no primeiro turno.

Lula ainda lidera a corrida presidencial deste ano, mas a diferença dele para o seu principal perseguidor, o presidente Bolsonaro, não supera 9% em nenhum dos quatrocenários pesquisados, inclusive em uma eventual disputa de segundo turno.

No principal cenário, Lula tem 38,9% das intenções de voto contra 30,9%, diferença de exatos 8% e fora da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

JEAN NA EQUIPE DE CAMPANHA DE LULA

Os ex-ministros Humberto Costa, Arthur Chioro e Alexandre Padilha integram o grupo que tem aconselhado o ex-presidente Lula na área da Saúde e vai ajudar a elaborar as propostas para o seu programa de governo.

Na área de Minas e Energia, o senador potiguar Jean Paul Prates, já contribui no programa de governo.

Lula teria “costurado” a desistência da candidatura de Jean Paul com o PT potiguar. Algumas correntes defendem o nome dele para o Senado. Com a entrada Jean Paul na equipe presidencial, os rumores que o senador potiguar venha a ocupar um ministério ou cargo de alto escalão em caso de vitória de Lula já não faz mais parte do campo das especulações. A possibilidade é real. Além de Jean, o petista baiano Jaques Wagner também atendeu o pedido de Lula para não entrar na disputa eleitoral. 

Em tempo: Jean Paul é especialista em energia renovável e tem larga experiência em gestão energética.

"ANIMAL POLÍTICO"

Quem nunca ouviu na escola a frase: “o homem é um animal político”? Pois bem, quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade. Se as pessoas mudam, imagine os políticos. Com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, não é diferente. 

Em entrevista recente à Agência Saiba Mais, Carlos Eduardo fez um mapeamento diacrônico de sua relação com Fátima, a fim de justificar estar ao seu lado. “No Estado, eu e Fátima fizemos alianças diversas, como em 2004 que Fátima votou comigo e em 2008, quando ela foi nossa candidata a prefeita. O passado não é só 2018″, reforçou, em tom pacífico.

FORA DA CURVA...

Carlos Eduardo aponta que 2018 foi um ponto fora da curva, excepcionalidade que não deve transcender a boa relação com Fátima de muito tempo. 

ORGANIZANDO A "CASA"

Segundo o ex-prefeito de Natal, a governadora pegou o Estado afundado em dívidas, com uma crise fiscal, quatro folhas atrasadas deixadas pela gestão anterior e vem resolvendo isso tudo. Enquanto isso a oposição está desorganizada, dividida", disse.

O MIMO DE CORTEZ PEREIRA...

Em 1974, durante visita à Natal, Pelé recebeu do então governador do Rio Grande do Norte, Cortez Pereira, a doação de um terreno na praia de Ponta Negra, em Natal. Na época, a chamada Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) via a iniciativa como forma de divulgar o estado. Além disso, muitos anos depois, um grupo de investidores se juntou ao Rei do Futebol para construir o King’s Flat Hotel, até hoje em funcionamento. 

O hotel tem uma estátua de Pelé, além de objetos como camisa e bola autografados.



FRASE

"Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer".

-  Joseph Joubert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...