Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: CIENTISTAS DIZEM QUE VARIANTE BRASILEIRA TEM POTENCIAL DE REINFECÇAO

 A variante do novo coronavírus chamada de P.1, identificada em Manaus no início do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a covid-19. É o que afirmam especialistas que acompanham a evolução do vírus. No entanto, a análise exige cautela e os cientistas aguardam estudos conclusivos.

Uma das possibilidades avaliadas pelos pesquisadores é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade causada em resposta a uma infecção anterior. O artigo relata que houve pelo menos um caso de reinfecção em Manaus ligado à linhagem P.1.

“Já temos um caso descrito, mas ainda não sabemos com que frequência isso pode acontecer", diz a imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), que participou de um artigo internacional sobre o "ressurgimento" da covid-19 em Manaus, publicado na revista científica The Lancet.

No Brasil, além de Manaus, o estado de São Paulo confirmou outros 3 casos da nova variante. Mais 5 estados estudam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.

A idealizadora da Rede Análise Covid-19 Mellanie Fontes-Dutra, doutora em neurociências e pesquisadora pós-doc em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), afirma que a variante P.1 pode ser a responsável pelos casos de reinfecção.

“Um dos motivos é que são variantes diferentes. A imunidade que você tem da cepa original pode não abranger essa segunda”, explica.

A opinião é a mesma que a da bióloga e doutora em saúde pública Rute Andrade. "Existe, sim, a possibilidade [de reinfecção pela nova variante]. Sobre a imunidade para o coronavírus, temos uma série de situações: pessoas que não desenvolvem o anticorpo de forma suficiente para ser detectado, pessoas que desenvolvem uma quantidade de anticorpos que ficam presentes no organismo por tempo limitado e também temos essa variante com modificações que o anticorpo produzido pode não reconhecer", diz.

As especialistas afirmam que o Brasil precisa de mais estudos acerca a nova variante, mas que profissionais da saúde que atuam linha de frente em Manaus dizem que a 2ª onda da covid-19 foge do padrão verificado anteriormente no estado.

"Eles dizem que tem algo diferente acontecendo e isso pode ser o impacto da variante. Devemos ficar atentos e preocupados", conta Fontes-Dutra.

Uma equipe internacional com participação da Universidade de São Paulo, Universidade de Oxford, King’s College e Universidade Harvard publicou um artigo que traa do ‘ressurgimento’ da covid-19 na capital do Amazonas.

Os cientisas apontam 4 possíveis explicações para a alta na quantidade de casos e mortes em Manaus em dezembro e janeiro – entre elas o aparecimento da variante P.1.

  1. A capital amazonense não atingiu a imunidade coletiva como era cogitado. Assim, o ressurgimento poderia ser explicado por uma maior mistura de infectados e indivíduos suscetíveis em dezembro.
  2. A imunidade contra a infecção pode ter começado a cair em dezembro, visto que estudos indicam que a imunidade dura até 6 meses após a primeira infecção.
  3. As linhagens novo coronavírus podem escapar da imunidade causada em resposta à infecção anterior – 1 caso de reinfecção em Manaus foi relacionado à linhagem P.1.
  4. As linhagens que circulam na 2ª onda podem ter transmissibilidade inerente mais alta do que as linhagens que já estacam em circulação na cidade.

Fonte: G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.