Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: CIENTISTAS DIZEM QUE VARIANTE BRASILEIRA TEM POTENCIAL DE REINFECÇAO

 A variante do novo coronavírus chamada de P.1, identificada em Manaus no início do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a covid-19. É o que afirmam especialistas que acompanham a evolução do vírus. No entanto, a análise exige cautela e os cientistas aguardam estudos conclusivos.

Uma das possibilidades avaliadas pelos pesquisadores é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade causada em resposta a uma infecção anterior. O artigo relata que houve pelo menos um caso de reinfecção em Manaus ligado à linhagem P.1.

“Já temos um caso descrito, mas ainda não sabemos com que frequência isso pode acontecer", diz a imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), que participou de um artigo internacional sobre o "ressurgimento" da covid-19 em Manaus, publicado na revista científica The Lancet.

No Brasil, além de Manaus, o estado de São Paulo confirmou outros 3 casos da nova variante. Mais 5 estados estudam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.

A idealizadora da Rede Análise Covid-19 Mellanie Fontes-Dutra, doutora em neurociências e pesquisadora pós-doc em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), afirma que a variante P.1 pode ser a responsável pelos casos de reinfecção.

“Um dos motivos é que são variantes diferentes. A imunidade que você tem da cepa original pode não abranger essa segunda”, explica.

A opinião é a mesma que a da bióloga e doutora em saúde pública Rute Andrade. "Existe, sim, a possibilidade [de reinfecção pela nova variante]. Sobre a imunidade para o coronavírus, temos uma série de situações: pessoas que não desenvolvem o anticorpo de forma suficiente para ser detectado, pessoas que desenvolvem uma quantidade de anticorpos que ficam presentes no organismo por tempo limitado e também temos essa variante com modificações que o anticorpo produzido pode não reconhecer", diz.

As especialistas afirmam que o Brasil precisa de mais estudos acerca a nova variante, mas que profissionais da saúde que atuam linha de frente em Manaus dizem que a 2ª onda da covid-19 foge do padrão verificado anteriormente no estado.

"Eles dizem que tem algo diferente acontecendo e isso pode ser o impacto da variante. Devemos ficar atentos e preocupados", conta Fontes-Dutra.

Uma equipe internacional com participação da Universidade de São Paulo, Universidade de Oxford, King’s College e Universidade Harvard publicou um artigo que traa do ‘ressurgimento’ da covid-19 na capital do Amazonas.

Os cientisas apontam 4 possíveis explicações para a alta na quantidade de casos e mortes em Manaus em dezembro e janeiro – entre elas o aparecimento da variante P.1.

  1. A capital amazonense não atingiu a imunidade coletiva como era cogitado. Assim, o ressurgimento poderia ser explicado por uma maior mistura de infectados e indivíduos suscetíveis em dezembro.
  2. A imunidade contra a infecção pode ter começado a cair em dezembro, visto que estudos indicam que a imunidade dura até 6 meses após a primeira infecção.
  3. As linhagens novo coronavírus podem escapar da imunidade causada em resposta à infecção anterior – 1 caso de reinfecção em Manaus foi relacionado à linhagem P.1.
  4. As linhagens que circulam na 2ª onda podem ter transmissibilidade inerente mais alta do que as linhagens que já estacam em circulação na cidade.

Fonte: G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.