Pular para o conteúdo principal

CRISE POLÍTICA FAZ BRASIL CAIR PARA 57ª POSIÇÃO M RANKING COM 61 PAÍSES.



O Brasil perdeu mais uma posição no ranking global de competitividade medido pelo instituto IMD, com participação local da Fundação Dom Cabral, e agora está no 57º lugar, à frente de quatro países: Croácia, Ucrânia, Mongólia e Venezuela. De acordo com o instituto, o País perdeu nada menos do que 11 posições desde 2012, quando era o número 46 da lista.
Entre os fatores que pesaram contra a avaliação do País estão a crise política enfrentada ao longo de todo o ano de 2015. Outro fator percebido pelo instituto foi a redução da importância brasileira dentro do comércio internacional. "O Brasil não perdeu só espaço relativo na pesquisa, mas também absoluto. Desde 2009, a pontuação total do País caiu 10%", diz Fernanda Bedê, pesquisadora da Dom Cabral.
Segundo José Caballero, executivo do IMD responsável pela pesquisa, o levantamento não inclui a recente mudança de governo, com a chegada do presidente interino Michel Temer ao poder, substituindo a presidente afastada Dilma Rousseff. A pesquisa foi finalizada em abril, de acordo com Caballero. “Esse fator só vai aparecer no ano que vem”, explicou.
O executivo disse ainda que a percepção sobre o ambiente de negócio para um País pode mudar rapidamente. Ele cita o exemplo da Argentina, que subiu quatro posições no ranking e agora está em 55º lugar. Em 56º, e também à frente do Brasil, está a Grécia, cuja economia entrou em colapso em meados do ano passado.
"Embora a mudança de governo não tenha ainda surtido efeito nos indicadores econômicos, a opinião do empresariado sobre o clima para investimentos mudou. E isso influencia bastante a pesquisa", diz Ana Burcharth, professora da Fundação Dom Cabral e uma das responsáveis pela elaboração do ranking, que incluiu entrevistas com 300 executivos brasileiros, a maioria deles de médias e grandes empresas. "Por aqui, o levantamento foi feito no auge da crise institucional e da falta de credibilidade do governo."
América Latina. Os cinco primeiros lugares da lista ficaram reservados a Hong Kong, Suíça, Estados Unidos, Cingapura e Suécia – que são considerados os melhores lugares para se fazer negócio no mundo. Entre os participantes latino-americanos, a melhor posição é a do Chile, que ficou em 36º lugar. De maneira geral, segundo Caballero, a América Latina perdeu fôlego na lista, à exceção da Argentina.
A comparação do Brasil com os primeiros colocados da lista, na visão do executivo do IMD, não faz sentido. Na visão de Caballero, seria mais produto o País se espelhar em economias semelhantes (como as demais nações latino-americanas pesquisadas) para buscar ganhar posições dentro de uma perspectiva mais realista.
Apesar de o Brasil ter piorado no ranking geral e em vários indicadores, Caballero, do IMD, vê alguns avanços relativos do País. Um deles foi notado na questão da infraestrutura. "O Brasil cresceu cinco posições neste setor, de maneira geral. Em acesso à água, foram oito posições, enquanto em qualidade do transporte aéreo foram seis posições."
Além das questões conjunturais, como a crise econômica e a instabilidade política, o pesquisador também explicou que as questões estruturais (como qualidade da educação, estrutura de arrecadação de impostos e burocracia) continuam a assombrar a competitividade do País. "O Brasil viu uma queda do número de pesquisadores (em 2016). É um fator preocupante, caso isso não seja corrigido no longo prazo." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.