Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO ESTUDO, 90 MIL PRESOS PODERIAM ESPERAR JULGAMENTO EM LIBERDADE.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério da Justiça mostra que 37,7% dos presos provisórios no país poderiam aguardar o julgamento em liberdade. De acordo com o estudo, 4 em cada 10 acabam absolvidos ou são condenados a cumprir penas alternativas ao final do processo. De acordo com a pesquisa, em dezembro de 2013 o Brasil tinha 240 mil detentos em prisão provisória. Destes, 90 mil homens e mulheres não foram condenados a penas privativas de liberdade.

A pesquisa "Aplicação de Penas e Medidas Alternativas" foi feita com base em processos distribuídos entre varas criminais e juizados especiais com baixa definitiva em 2011, nas unidades da federação com a maior taxa de homicídios por habitante: Alagoas, DF, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A pesquisa apontou também que a maior parte dos processos tramitados nas varas criminais se origina de inquéritos policiais instaurados a partir de flagrante (59,2%); em 6% dos casos, o acusado já estava preso por motivos alheios ao processo. Isso significa que no momento de instauração do inquérito policial, 65,2% já estavam em algum presídio. Para os pesquisadores, os números apontam que a prisão provisória é regra no país e que há a manutenção pela Justiça da prisão realizada na fase policial, ao contrário da opinião popular.

De acordo com a pesquisa, muitas prisões cautelares são mantidas como uma forma de prisão "terapêutica", uma oportunidade de "desintoxicação" do réu, caso se perceba o envolvimento dele com drogas ou em casos em que o acusado é morador de rua.A pesquisa aponta que 65,5% das denúncias recebidas pela Justiça envolvem casos de prisões feitas em flagrante.

O número é preocupante para os estudiosos porque indica que quaisquer casos, inclusive os de menor gravidade, como pequenos furtos, são encaminhados à Justiça, contanto que haja o flagrante. De acordo com o levantamento, a falta de uma defensoria ativa é um dos motivos que levam à manutenção de prisões provisórias, muitas vezes por delitos menores. O estudo também mostra que em 59,9% dos casos, os réus condenados não recorreram da sentença.

Dos que recorreram, 17,9% aguardaram o julgamento do recurso em liberdade e 22,4% aguardaram encarcerados. Nas varas criminais em que a maioria dos casos acaba sendo pena de prisão, 57,6% são negras e de baixa escolaridade, segundo o estudo. Nos juizados criminais, onde são aplicadas as medidas alternativas, há 52,6% de pessoas brancas com alta escolaridade.

DEDÉ AUTO PEÇAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...