Do Valor:
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se aposenta nesta quinta-feira (31) do cargo de ministro, quando também termina seu período de férias. Assim, ele não participa mais de qualquer atividade ou sessão na Corte.A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF.
A exoneração deve ser publicada amanhã no Diário Oficial. Barbosa deixa o STF aos 59 anos, antes da idade para aposentadoria compulsória, aos 70. Ele também não concluiu o mandato na presidência, que terminaria em novembro.
Barbosa convocou para sexta-feira, 1º de agosto, eleições antecipadas para o novo presidente e vice-presidente do STF. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia. Mas Barbosa não participará da votação. O presidente anunciou primeiro que deixaria a Corte até o fim de junho mas depois disso pediu para sair no começo de agosto. Ele assumiu o plantão de recesso do STF durante 15 dias e depois tirou férias, de 14 a 31 de julho. Barbosa justificou que o tempo extra seria necessário para fazer a transferência das tarefas da presidência para o gabinete de Lewandowski.
Comentários
Postar um comentário