Para conferir como os comerciantes da região Seridó do Rio Grande do Norte estão atendendo as normas estabelecidas pelo órgão, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) verificou instrumentos e produtos pré-medidos – embalados na ausência do consumidor – em sete cidades da região Seridó, entre os dias 24 e 27 de julho. No total, 68 instrumentos foram reprovados, de 518 analisados; enquanto houve a avaliação de 228 produtos, gerando 18 autos de infração.
Os municípios visitados pelo órgão foram Caicó, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, São João do Sabugi, Ipueira, Jardim do Seridó e São José do Seridó. Os fiscais verificaram 371 instrumentos, entre balanças e bombas medidoras de combustíveis, dos quais 322 foram aprovados e 49 reprovados. Também foram fiscalizados cronotacógrafos de caminhões e veículos de passageiros com mais de dez lugares, somando 19 reprovações de 147 aparelhos verificados.
Em relação aos pré-medidos, foram 228 produtos examinados, três coletados, sendo gerados 18 autos de infração por irregularidades nos pesos dos itens. “Essas ações regionais são muito importantes para a verificação de como os comerciantes locais andam atendendo às normas estabelecidas pelo Inmetro”, explicou a coordenadora operacional do órgão, Rosângela Ramalho.
Ela reforçou que as denúncias de irregularidades, feitas pelos próprios cidadãos por meio da ouvidoria do órgão, são essenciais no auxílio da construção dos roteiros de fiscalização. “Muitas vezes, a partir de uma denúncia, acabamos verificando vários estabelecimentos na região que também estavam com seus instrumentos ou produtos pré-medidos irregulares. Por isso a observação do consumidor e principalmente seu contato conosco é muito importante”, contou Rosângela.
Comentários
Postar um comentário