Pular para o conteúdo principal

MESMO COM CHUVAS, 150 MUNICÍPIOS DO RN ESTÃO "MUITO SECOS".

Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Apesar do registro de chuvas em parte das cidades potiguares nos últimos dias, 150 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão em situação 'muito seca' no acumulado dos três primeiros meses de 2014. O resultado está na Análise de Chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O relatório mostra outras duas cidades com quadro de 'seca' e mais 15 constam como 'sem informação'. Na semana a governadora Rosalba Ciarlini renovou a situação de emergência em 95% das cidades potiguares por causa da seca.

As chuvas de março abasteceram barragens, açudes e lagoas, conforme mostra o sistema de informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entretanto, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, conta que a situação não foi revertida. "Choveu pouco e ainda não deu para reverter. Houve certa melhora, mas muita pouca", diz.

Análise das chuvas acumuladas mostra cidades 'muito secas' (Foto: Emparn/Reprodução)


Localizada em Assu, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, chegou ao menor nível de sua história em fereveiro deste ano, quando ficou com apenas 33% de sua capacidade, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Atualmente a barragem está com 34,62% da capacidade.


Quando comparados apenas o mês de março desde 2012, quando a estiagem se consolidou no estado, os números de 2014 são melhores em relação aos dois anos anteriores. "Estamos com previsão de chuvas para os próximos dias. Teremos uma situação bem mais confortável em termos de valores", avalia o meterologista da Emparn, Gilmar Bistrot. Em março de 2012, 99 municípios estavam em situação 'muito seca', dado que aumentou para 131 no ano seguinte e caiu para 57 neste ano.


No relatório de 2014 constam 52 municípios em situação 'normal', oito em 'chuvoso' e um em 'muito chuvoso'. Nos dois anos anteriores nenhuma cidade aparecia no quadro de 'chuvoso' ou 'muito chuvoso'. Em 2012 cinco apareciam em situação 'normal', número que caiu para um em 2013. Gilmar Bistrot ressalta que os dados ainda precisam de mais consistência para confirmar a situação dos municípios e afirma que é preciso esperar os próximos meses para ter uma resposta mais concreta.


Em dois anos, a governadora Rosalba Ciarlini assinou seis decretos de emergência por causa da seca no Rio Grande do Norte. O último deles foi publicado na última terça no Diário Oficial do Estado (DOE), onde 159 municípios constam na lista, que já chegou a ter 160 cidades potiguares em setembro do ano passado.


DEDÉ AUTO PEÇAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.