Pular para o conteúdo principal

SE TIVER CONTAS DESAPROVADAS NO TCE, FÁTIMA PRECISARÁ DE 16 VOTOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA MODIFICAR ENTENDIMENTO

Foto/Reprodução 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) começou a julgar as contas anuais de Governo de 2019. A votação foi paralisada quando estava com cinco votos pela desaprovação devido ao pedido de vistas do conselheiro George Soares. 

O voto do relator Gilberto Jales, diverge parcialmente do Ministério Público de Contas quanto ao número de irregularidades consideradas. Caso a votação final seja mesmo pela desaprovação, a governadora Fátima Bezerra (PT) precisará de 2/3 dos votos na Assembleia, ou seja, 16 deputados, para modificar o entendimento e evitar cair numa discussão jurídica sobre uma possível inelegibilidade. A legislação estabelece que são inelegíveis para qualquer cargo “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa. A interpretação dessas duas condicionantes pode levar anos.


Por isso, o resultado da votação ainda inconclusa causou controvérsia, O governo se defendendo em função da situação econômico-financeira em que encontrou o Estado com folhas de pagamento e fornecedores atrasados e ainda depois do governo anterior ter rapado o tacho da Previdência para pagar parte dos salários dos servidores e não sair deixando um buraco ainda maior.

O relatório votado na terça feira reconhece essa situação e até registra avanços em termos da contenção de gastos com pessoal. Acontece que a legislação não diz que se o governante encontrar terra arrasada quando assumir a gestão pode descumprir os preceitos da Lei da Responsabilidade Fiscal. Ou seja, ao Tribunal só resta constatar que ditames legais não foram cumpridos e emitir o parecer pela desaprovação das contas.

O que os TCEs fazem, aliás, é justamente isso: emitir parecer. Quem vota se desaprova ou não as contas de governo é o legislativo. No caso a Assembleia que pode desconsiderar o parecer e aprovar as contas como fez em relação ao antecessor Robinson Faria que teve as contas de 2015 desaprovadas no tribunal e aprovadas na Assembleia. As de 2017 e 2018 também tiveram parecer pela desaprovação, mas a primeira ainda não foi votada na AL e a segunda aguarda julgamento no próprio TCE de um recurso impetrado pelo ex-governador Robinson Faria.

Se a Assembleia votar pela desaprovação das contas, a governadora Fátima Bezerra (PT) pode ficar inelegível. Para reverter o parecer, caso seja aprovado mesmo pela desaprovação, ela precisará virar a jogo no legislativo onde tem uma maioria apertada ou então partir para uma disputa na Justiça que pode levá-la a disputar um mandato sob judice.

Blog na Hora H

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.