Pular para o conteúdo principal

SAYONARA PINHEIRO LEVA ARTE POTIGUAR À FRANÇA

A artista visual potiguar Sayonara Pinheiro é uma das protagonistas do projeto francês Les Amazones, iniciativa que reúne exclusivamente mulheres atuantes na arte urbana. A nova edição do projeto acontece no Fluctuart, renomado centro de arte urbana contemporânea de Paris, localizado em um barco ancorado no Rio Sena, ao lado da Torre Eiffel — uma área considerada patrimônio cultural e artístico da humanidade.

Neste ano, o Fluctuart, em parceria com a Prefeitura de Paris, escolheu como tema central de suas atividades de verão as “Praias do Brasil”. Para dar vida a esse universo, a artista foi convidada a desenvolver toda a identidade visual do espaço temático, além de expor obras de sua própria autoria.


A exposição — que ocorre de 14 de maio a outubro de 2025 — contará com instalações artísticas, performances sonoras e visuais, e a participação de mais quatro artistas brasileiras. Sayonara integra a comitiva criativa com obras de sua pesquisa artística arte e natureza, trazendo elementos como fibras naturais, folhas de bananeira, pássaros, peixes e flores artesanais. A curadoria é de Agathae Montecinos e o projeto é realizado com o apoio da associação Pixo, do Fluctuart e da Terrart Engenharia Cultural.


Parte dos materiais foi produzida por rendeiras e artesãos do Rio Grande do Norte, como das cidades de Jardim de Piranhas, São Gonçalo do Amarante e \Vila de Ponta Negra, numa fusão entre arte contemporânea e ancestralidade.

Instalação sonora


Um dos destaques será sua participação na Nuit Blanche — a famosa “noite clara” de Paris — onde apresentará uma instalação sonora feita a partir da captação das vibrações de plantas. A artista também compartilha essa experiência com nnnNnnn um multiartista visual natalense e Kashink artista francesa.


A programação se estende para além do barco do Fluctuart, integrando também atividades no Petit Palais, Grand Palais e na icônica Champs-Élysées, onde um grande carnaval de rua encerrará as celebrações culturais. O encerramento será justamente na “praia brasileira” montada no cais do Fluctuart, tornando o espaço um dos pontos mais vibrantes da capital francesa no verão europeu.


O projeto conta com apoio institucional da Prefeitura de Paris, do Fluctuart e Nicolas Laugero, um dos maiores colecionadores de arte urbana da Europa — e grande incentivador do trabalho de Sayonara, a quem já acompanha desde edições anteriores do Les Amazones

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...