Por Luciano Vale
A Barragem Oiticica, será inaugurada nesta quarta-feira (19), pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Para inaugurar o reservatório, a comitiva do Presidente Lula vai desembarcar em Mossoró, na manhã do dia 19, e segue de helicóptero para o município de Jucurutu-RN, onde se encontra a Barragem de Oiticica na comunidade de Barra de Santana.
O projeto de construção da barragem começou a ser discutido em 2008, ocasião de uma grande cheia no rio Piranhas/Açu com sangria da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.
O então ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional recebeu a proposta dos políticos do Rio Grande do Norte e levou ao Governo Federal. O trabalho de construção da Barragem começou cerca de seis anos depois e só foi concluída no final de 2024, início de 2025, num investimento total do Governo Federal que se aproxima de 800 milhões, quase três vezes do valor inicialmente projetado para construir o reservatório.
Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água. Além do reservatório, o complexo é formado por Nova Barra de Santana, que abrigava os moradores do Distrito Janúncio Afonso, (conhecido como Barra de Santana), localizado na área inundável da barragem; três agrovilas onde estão sendo assentados pequenos produtores, trabalhadores rurais e sem terras; rede de energia elétrica para uso residencial e produção de cultura irrigadas, e 128 quilômetros de estrada de acesso a estabelecimentos rurais da região.
ICMS 20%
A partir da próxima quinta-feira (20) a alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subirá dos atuais 18% para 20%, conforme mudança estabelecida pelo Decreto nº 34.284, de dezembro de 2024. O reajuste trará impactos para o bolso dos consumidores e afetará, principalmente, setores como o de energia elétrica e combustíveis.
Entidades produtivas do RN seguem demonstrando preocupação com os reflexos do reajuste, que pode desencadear redução de consumo, além de perda de competitividade e de investimentos.
NA MIRA DO MPRN
A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó instaurou o procedimento com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) e na Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) para investigar os gastos da Prefeitura Municipal com o Carnaval 2025.
Com a falta de transparência, o Ministério Público insiste na obtenção dos documentos, notas fiscais e contratos, que ainda não foram enviados pelo Executivo.
O caso veio à tona após reportagem no blog do jornalista Dinarte Assunção, que sugere que há pontos nebulosos na condução das contratações para o evento.
BIBI COSTA, CANDIDATO?
O ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa, tem se articulado nos bastidores para disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026. As informações é que Bibi teria recebido o convite da própria governadora Fátima Bezerra.
FIASCO
O ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores para tentar mostrar uma suposta “adesão popular” ao projeto da anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro foi um 'fiasco'.
O ato que aconteceu na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo (16), mostrou uma manifestação esvaziada, sem ao menos lotar completamente um quarteirão.
O ex-presidente tinha dito esperar um milhão de pessoas, o que não ocorreu.
Segudo o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), no entanto, só estiveram presentes 18,2 mil pessoas.
Comentários
Postar um comentário