Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL REJEITAM PROPOSTA E MANTÉM GREVE NO RN

Foto: Sinte RN

Em assembleia realizada na manhã desta segunda (24), os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte recusaram a proposta feita pelo Governo do Estado e decidiram manter a greve, iniciada em 25 de fevereiro.

O Governo do Estado propôs implantar o reajuste de 2025 do piso do magistério de 6,27% em duas parcelas: 4,83% em abril e 1,44% em dezembro, com efeitos financeiros a partir dos respectivos meses de implantação.

Já a categoria apresentou como contraproposta o pagamento dos 6,27% também em duas parcelas, sendo 4,83% em abril e o 1,44% restante em maio. Além disso, os professores pedem o pagamento do retroativo de 2025 a partir do mês de julho e a retomada do pagamento dos demais retroativos referentes aos anos de 2023 e 2024. 

“Queremos seguir negociando com o Governo os demais pontos da pauta, algumas questões já estão encaminhadas, como a lei de porte das escolas, que o Governo prometeu enviar até maio à Assembleia Legislativa, e o Plano de Carreiras que a gente aguarda que o Governo possa dar um retorno o mais rápido possível para darmos os encaminhamentos”, explica Bruno Vital, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN).

Além da atualização do piso, a proposta do Governo inclui mudanças para os contratos temporários. A promessa é publicar até 31 de março um decreto regulamentando o direito ao 13º salário e 1/3 de férias para os novos contratos. Para os contratos vigentes, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está concluindo um parecer jurídico que viabiliza o pagamento desses direitos, possivelmente por meio de aditivos contratuais, com previsão de quitação até 10 de julho de 2025.

Outro ponto da proposta é de, até o fim de maio, enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que redefinirá os critérios de porte das escolas, com impacto direto na estrutura organizacional e nas funções de gestão escolar, o que deve melhorar as condições de trabalho e motivação para o exercício das funções pedagógicas e administrativas. Também está previsto o encaminhamento de uma nova minuta de Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Administrativos da Educação. Essa minuta será entregue ao Sinte/RN até 15 dias após a conclusão das tratativas sobre o piso, para posterior acordo e envio à Assembleia.

Segundo o Governo do Estado, com esse reajuste, a categoria acumula, entre 2019 e 2025, um ganho salarial de 98,25%. Enquanto alguns estados aplicam o reajuste apenas para ativos que com o reajuste anual ficariam abaixo do piso, no Rio Grande do Norte o índice de reajuste do piso é aplicado para todo o magistério, inclusive ativos e aposentados.

“Os 98% que o Governo coloca é referente a quando ele concretizar o pagamento dos 6,27%, ou seja, algo que ainda não aconteceu. O reajuste que temos até agora é de 86%. É verdade que, como o Estado manteve durante todos esses últimos anos a implementação do piso salarial os percentuais foram significativos. Agora, é importante dizer que 2023 e 2024 não foram pagos em sua totalidade“, avalia Bruno Vital.

A Secretaria de Educação do Estado afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu oficialmente a resposta da categoria, mas ressalta que tem priorizado o diálogo com a categoria.

Uma nova assembleia foi agendada para a próxima segunda (31).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.