Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA ELEITORAL REJEITA ACUSAÇÕES DE ABUSO DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO CONTRA PREFEITA E VICE DE TIBAU/RN

A prefeita Lidiane Marques e seu vice, José Haroldo. - Foto: Reprodução

A 49ª Zona Eleitoral de Mossoró decidiu arquivar duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) movidas contra a prefeita reeleita de Tibau, Lidiane Marques (União Brasil), e o vice-prefeito José Haroldo de Souza (PP). As ações, protocoladas pela coligação de oposição ‘Tibau Merece Respeito’, alegavam abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.

Na primeira ação, a coligação de oposição acusou Lidiane Marques de utilizar a cor laranja, associada à sua campanha, para personalizar ambientes públicos, o que, segundo a acusação, configuraria uma prática de abuso de poder. Também foi levantada a distribuição de bonés e camisetas com símbolos eleitorais durante o período de campanha, o que, segundo os opositores, poderia influenciar indevidamente o eleitorado.

A segunda ação, por sua vez, envolvia alegações de uso de recursos públicos para manipular o processo eleitoral. A coligação argumentava que a prefeita teria utilizado bens públicos para tentar alterar o equilíbrio da disputa, além de outras práticas consideradas vedadas pela legislação eleitoral.

Em sua análise, o juízo eleitoral verificou que não existiam elementos de prova suficientes que indicassem que as ações da prefeita e de Haroldo influenciaram o resultado da eleição ou que tenha ocorrido algum tipo de desequilíbrio na disputa. Diante disso, os pedidos de tutela de urgência foram indeferidos, e a sentença final foi pela improcedência das acusações.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou favoravelmente à improcedência das ações, destacando a ausência de provas concretas que pudessem comprovar a veracidade das alegações de abuso de poder.

Com base nesse contexto, a Justiça Eleitoral determinou o arquivamento dos processos, reforçando o entendimento de que a comprovação efetiva de irregularidades eleitorais é essencial para que se caracterize a ocorrência de abusos. A decisão final reafirma a legitimidade do pleito e contribui para a estabilidade do processo democrático em Tibau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.