A Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A iniciativa busca conscientizar fiéis e a sociedade sobre a urgente crise socioambiental, incentivando a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente.
Reflexão sobre ecologia e compromisso com a sustentabilidade
O tema da CF 2025 foi inspirado por importantes marcos ambientais e religiosos, como os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’ e da criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM), além da recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum e da COP 30, que será realizada em Belém (PA).
Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é promover uma “conversão integral”, ouvindo “o grito dos pobres e da Terra”, especialmente em um cenário de crescente crise ambiental.
Lançamento e ações na Arquidiocese de Natal
A Campanha da Fraternidade terá início no dia 5 de março, na Quarta-feira de Cinzas, sendo oficialmente lançada na Arquidiocese de Natal no dia 9 de março, às 11h, durante a missa presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, na Catedral Metropolitana.
Como gesto concreto da campanha, a Arquidiocese promoverá ações para conscientizar e incentivar a prática da coleta seletiva, reforçando a necessidade de mudanças no comportamento da população para a preservação do meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário