Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INTERNACIONAL COM PARTICIPAÇÃO DE MÉDICO CAICOENSE REVOLUCIONA O TRATAMENTO DE CIRURGIAS COLORRETAIS

Dr.Irami Filho(Reprodução/Instagram)

Uma colaboração científica internacional entre pesquisadores brasileiros e franceses resultou em uma inovação promissora no campo das cirurgias colorretais. O estudo, publicado recentemente na prestigiada revista Communications Biology, apresenta uma abordagem inédita para melhorar a cicatrização de anastomoses colorretais (conexões cirúrgicas) em pacientes de alto risco, especialmente aqueles submetidos à radioterapia.


A pesquisa avaliou o uso combinado de vesículas extracelulares (EVs) derivadas de células do estroma adiposo com um gel termorresponsivo (Pluronic®️ F127). Esta terapia demonstrou resultados impressionantes, promovendo a regeneração tecidual, reduzindo a inflamação e minimizando a formação de cicatrizes em modelos pré-clínicos.

A cooperação científica foi conduzida por uma equipe de pesquisadores do Laboratoire Matière et Systèmes Complexes, CNRS, UMR 7057, Université Paris Cité – Sorbonne Université | Fundação Paris Diderot, localizada em Paris, França, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Brasil. Como um dos autores do estudo, o professor Dr. Irami Araújo Filho destacou: “Este trabalho reflete o poder da ciência colaborativa em criar soluções inovadoras para problemas complexos na medicina moderna.”

A revista Communications Biology, parte do grupo Springer Nature, é amplamente reconhecida por sua excelência acadêmica. Com um Fator de Impacto 8,6 (2023) e classificação no 92º percentil em Ciências Biológicas e Agrícolas, a revista está entre as principais publicações científicas em sua área, refletindo a relevância e a qualidade dos estudos publicados.

O professor Dr. Irami Araújo Filho ainda acrescentou: “Este estudo representa um avanço significativo, demonstrando o potencial terapêutico de combinar tecnologia avançada e biologia celular para melhorar os resultados cirúrgicos em pacientes submetidos a tratamentos complexos.”

O artigo completo pode ser acessado no link: https://doi.org/10.1038/s42003-024-07364-2.

Irami Filho é Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor de Cirurgia e Biotecnologia, Universidade Potiguar (UnP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...