Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO QUE VIVE EM FAVELAS NO BRASIL É DE 16,4 MILHOẼS DE PESSOAS

 



O número de favelas quase dobrou no Brasil entre 2010 e 2022 e a população que mora nessas comunidades urbanas cresceu 43,5% no período, para 16,4 milhões de pessoas. A parcela da população brasileira que vive em favelas subiu de 6% para 8,1%, enquanto o número de cidades em que existe pelo menos uma dessas comunidades também dobrou.

O avanço da presença das favelas nos últimos anos no país está no estudo “Censo 2022: Favelas e Comunidades Urbanas”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, o Brasil tinha 12.348 favelas, ante 6.329 delas em 2010. A população saltou de 11.425.644 em 2010 para 16.390.815 em 2022, uma diferença de quase cinco milhões de pessoas. O contingente de moradores de favelas se equipara aos das populações das cidades de São Paulo, Salvador e Fortaleza somados.

O Censo Demográfico 2022 mostrou um maior espalhamento das favelas no território brasileiro. Dos 5.570 municípios do país, 656 tinham alguma favela em 2022, o dobro dos 323 de 2010.

Os dados mostram que as favelas e comunidades urbanas estão concentradas majoritariamente na faixa litorânea do país, afirma Gianella, especialmente no Sudeste e no Nordeste, além de aparecerem também ao longo da bacia amazônica e nas fronteiras agrícolas.

O Sudeste tem 6.060 favelas, quase metade (48,7%) das existentes no país, e concentra 43,4% da população que vive nessas comunidades urbanas. A fatia é um pouco maior que a região detém na população total do país, que é de 41,8%. O Nordeste, por sua vez, tem 26,8% das favelas e 28,3% da população que mora nesses locais.

Favelas com até 500 domicílios representavam, em 2022, 72,5% das 12.348 existentes no país. As comunidades urbanas com mais de 500 e menos de um mil domicílios eram 15,6% do total, enquanto apenas 11,9% tinham mais de um mil domicílios. “A grande maioria é de comunidades urbanas menores”, afirma Gianella.

Em 2022, 25 unidades da federação tinham mais de 50% de suas favelas localizadas em concentrações urbanas com núcleo na capital. Concentrações urbanas são aquelas em que há urbanização contínua com mais de 100 mil habitantes – de mais uma cidade – ou os municípios com 100 mil ou mais moradores.

Com informações de Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c