Pular para o conteúdo principal

LEI DE EMENDAS É SANCIONADA POR LULA



Nesta terça-feira (26) o presidente Lula da Silva (PT) sancionou a Lei Complementar n.º 210 que trata sobre as Emendas Parlamentares. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União. Visando garantir a transparência e eficiência na alocação dos recursos, a nova lei estabelece regras claras para proposições e execução de emendas por deputados e senadores. Sem nenhum veto, o sinal positivo do presidente se deu em meio a embates entre o Congresso e o Supremo. 

Desde agosto desse ano, o pagamento das emendas estão bloqueados pelo STF devido à falta de transparência.

A lei resulta de acordo entre Legislativo e Executivo para resolver problemas envolvendo emendas parlamentares e visa destravar os repasses. Porém, a decisão final está nas mãos do relator Flávio Dino no STF.

Além da transparência, a nova lei cria mecanismos para viabilizar a rastreabilidade do destino dos recursos e prioriza políticas públicas estruturantes, como saúde, educação, habitação e saneamento.

Saiba quais são os tipos de emendas e suas mudanças a partir da nova legislação

1. Emendas de bancada estadual
Destinadas apenas a projetos estruturantes para a Unidade da Federação representada pela bancada.
Proibida a individualização de projetos para atender demandas específicas de integrantes.
Cada bancada pode apresentar até 8 emendas.

2. Emendas de comissão
Exclusivas para comissões permanentes da Câmara, do Senado e do Congresso.
Devem atender ações de interesse nacional ou regional.
Regras:
Objeto e justificativa detalhados.
Alinhamento com políticas nacionais.
Critérios e orientações para execução definidos e publicados até 30 de setembro do exercício anterior.

3. Emendas individuais
Seguem regras mais rigorosas de execução.
Prioridade para:
Situações de calamidade ou emergência.
Conclusão de obras inacabadas.
Regras de transparência:
Identificação precisa do objeto e valor.
Beneficiários devem registrar informações no sistema Transferegov.br (ou sucessor).
Divulgação obrigatória de valores, planos de trabalho e cronogramas de execução com ampla publicidade.

4. Emendas impositivas
Suspensas pelo STF devido à falta de controle.
Nova lei atende às exigências da Corte:
Sistema de rastreamento e transparência.
Registro de transferências no portal Transferegov.br.
Publicação de plano de trabalho e fiscalização contínua pelo TCU e tribunais estaduais e municipais.
Áreas prioritárias:
Saúde, saneamento, habitação, transporte, segurança, ciência e tecnologia, agropecuária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...