Pular para o conteúdo principal

LEI DE EMENDAS É SANCIONADA POR LULA



Nesta terça-feira (26) o presidente Lula da Silva (PT) sancionou a Lei Complementar n.º 210 que trata sobre as Emendas Parlamentares. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União. Visando garantir a transparência e eficiência na alocação dos recursos, a nova lei estabelece regras claras para proposições e execução de emendas por deputados e senadores. Sem nenhum veto, o sinal positivo do presidente se deu em meio a embates entre o Congresso e o Supremo. 

Desde agosto desse ano, o pagamento das emendas estão bloqueados pelo STF devido à falta de transparência.

A lei resulta de acordo entre Legislativo e Executivo para resolver problemas envolvendo emendas parlamentares e visa destravar os repasses. Porém, a decisão final está nas mãos do relator Flávio Dino no STF.

Além da transparência, a nova lei cria mecanismos para viabilizar a rastreabilidade do destino dos recursos e prioriza políticas públicas estruturantes, como saúde, educação, habitação e saneamento.

Saiba quais são os tipos de emendas e suas mudanças a partir da nova legislação

1. Emendas de bancada estadual
Destinadas apenas a projetos estruturantes para a Unidade da Federação representada pela bancada.
Proibida a individualização de projetos para atender demandas específicas de integrantes.
Cada bancada pode apresentar até 8 emendas.

2. Emendas de comissão
Exclusivas para comissões permanentes da Câmara, do Senado e do Congresso.
Devem atender ações de interesse nacional ou regional.
Regras:
Objeto e justificativa detalhados.
Alinhamento com políticas nacionais.
Critérios e orientações para execução definidos e publicados até 30 de setembro do exercício anterior.

3. Emendas individuais
Seguem regras mais rigorosas de execução.
Prioridade para:
Situações de calamidade ou emergência.
Conclusão de obras inacabadas.
Regras de transparência:
Identificação precisa do objeto e valor.
Beneficiários devem registrar informações no sistema Transferegov.br (ou sucessor).
Divulgação obrigatória de valores, planos de trabalho e cronogramas de execução com ampla publicidade.

4. Emendas impositivas
Suspensas pelo STF devido à falta de controle.
Nova lei atende às exigências da Corte:
Sistema de rastreamento e transparência.
Registro de transferências no portal Transferegov.br.
Publicação de plano de trabalho e fiscalização contínua pelo TCU e tribunais estaduais e municipais.
Áreas prioritárias:
Saúde, saneamento, habitação, transporte, segurança, ciência e tecnologia, agropecuária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...