Pular para o conteúdo principal

BIÓLOGOS RESGATAM MAIS DE 1.500 ANIMAIS DA ÁREA QUE SERÁ ALAGADA PELA BARRAGEM OITICICA

Mais de 1500 animais entre cobras, lagartos, tatus e anfíbios foram resgatados na área que será alagada pela barragem Oiticica, em Jucurutu (RN). A ação envolve a retirada cuidadosa dos animais da área que será inundada, garantindo que eles sejam relocados para ambientes seguros e adequados.

A equipe formada por cinco biólogos realiza, diariamente, o recolhimento de animais na área que será inundada e também verificam os locais aonde o trabalho com máquinas está sendo desenvolvido, o que totaliza cerca de 8 mil hectares. Os animais são distribuídos em 78 locais dentro da área de proteção da bacia.

Ainda de acordo com a bióloga, a preservação da fauna local é fundamental à manutenção do equilíbrio ecológico. O principal benefício dessa atividade é a promoção da biodiversidade, que desempenha um papel crucial na estabilidade dos habitats e na resistência às mudanças climáticas.

PRESERVAÇÃO DA FAUNA

“Entre outros procedimentos, verificamos o estado físico dos animais e se necessitam de cuidados médicos. Em alguns casos, encaminhamos para uma clínica veterinária, onde são avaliados através de um atendimento especializado”, explicou a bióloga Karolynne de Freitas Martins e Silva, coordenadora da equipe. As ações ambientais seguem enquanto houver trabalho ocorrendo na bacia hidráulica de Oiticica.

De acordo com o Governo do Rio Grande do Norte, o Programa de Resgate e Afugentamento de Fauna do complexo é uma das ações ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), executado pelo Consórcio QS Oiticica, e reflete o compromisso institucional com a preservação da biodiversidade e a promoção da vida silvestre.

De acordo com o secretário Paulo Varella, da SEMARH, o projeto do Complexo Hidrossocial de Oiticica abrange vários aspectos. “Não somente o social foi considerado, a questão ambiental é fundamental em todo esse processo também e foi levada em conta. Há um absoluto respeito pela vida das pessoas que moram ali, uma preocupação com o que vai ser feito com essa água para transformar isso em desenvolvimento e melhoria de vida, mas também um grande respeito com a questão do meio ambiente”, destacou.

“Ao assegurar que os animais sejam salvos e realocados adequadamente, estamos não apenas protegendo a vida silvestre, mas investindo no futuro sustentável de nosso ecossistema, em consonância com as diretrizes do Governo do Estado e com os esforços para garantir um meio ambiente saudável às próximas gerações”, destacou Karolynne. Também fazem parte da equipe do programa os biólogos Lucas Paulyno da Costa, Luciene Fernandes Campos, Marcell Platini de Azevedo Vilar e Viviane Almeida de Santana.

A BARRAGEM

O Governo do Estado está na fase final da construção da barragem Oiticica, no município de Jucurutu, obra que faz parte do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os operários trabalham no último metro do trecho que restava para fechamento da estrutura, até atingir a cota máxima. A obra da barragem está com 99,81% executada.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), gestora das obras do Complexo, reafirma que a barragem será concluída em dezembro deste ano, restando apenas parte de algumas infraestruturas do conjunto de obras, e essas serão finalizadas em 2025.

Os serviços de concretagem do trecho final da barragem ocorrem inclusive à noite, em ritmo acelerado. Oiticica não se trata apenas de uma obra de ferro, pedra e cimento, mas de um equipamento de grande alcance social, que vai viabilizar o abastecimento de água de boa qualidade para 300 mil pessoas em 22 municípios do Seridó. A barragem comporta até 598 milhões de metros cúbicos. Será a terceira maior do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...