Pular para o conteúdo principal

PERITO DO ITEP SOB INVESTIGAÇÃO POR EMBOLSAR GRANA EXTRA EM PROCESSOS JUDICIAIS

Um perito criminal do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP), está sendo suspeito de improbidade administrativa. O Ministério Público do Estado (MPRN) abriu uma investigação para apurar se o perito anda metendo os pés pelas mãos e embolsando uma grana extra ao atuar como assistente técnico em processos judiciais.

📳ESSE MATERIAL CHEGOU PRIMEIRO À COMUNIDADE DO BLOG NO WHATSAPP. SEJA PARTE DELA CLICANDO AQUI.

Contexto da Investigação: Conflito de Interesses

O problema é que o perito em questão supostamente atuou em atividades privadas que conflitam com seu trabalho no ITEP. Em específico, há suspeitas de que ele foi assistente técnico contratado pelo réu na Ação Penal nº 0803575-38.2023.8.20.5112, em trâmite na 2ª Vara da Comarca de Apodi, entre outros casos. Se comprovado, isso pode configurar um baita conflito de interesses e obtenção de vantagem indevida, contrariando os princípios da administração pública.

Fundamentos Legais: A Lei Está de Olho

A base da investigação são diversas legislações, incluindo a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992). Segundo o MPRN, a conduta pode violar os artigos 9º e 11 dessa lei, que tratam sobre enriquecimento ilícito e lesão aos princípios administrativos. Ou seja, se ele estiver realmente lucrando de forma ilícita, a casa pode cair para o perito.

Ações Iniciais: O Cerco Está Fechando

O MP não perdeu tempo e já adotou várias medidas para aprofundar a investigação:

  • Requisição de Documentos: Foram pedidas cópias de procedimentos administrativos e judiciais que envolvem o suspeito, incluindo informações sobre um processo administrativo disciplinar no qual ele já havia sido sancionado.
  • Informações da DEICOR e da Corregedoria: O MP solicitou detalhes sobre inquéritos policiais e documentos funcionais que possam esclarecer a conduta do perito.
  • Esclarecimentos do ITEP: O ITEP foi requisitado a fornecer a ficha funcional do perito criminal, dados sobre sua produtividade e informações sobre sua atuação como perito em acidentes de trânsito.

Histórico de Irregularidades: A Ficha Não É Limpa

Não é a primeira vez que o mesmo se vê em apuros. Ele já respondeu a várias acusações no exercício de suas funções e é réu em uma ação de improbidade administrativa por seu possível envolvimento no desaparecimento de armas de fogo da sede do ITEP em Mossoró entre 2016 e 2019. Essas armas sumiram sob circunstâncias ainda nebulosas, que estão sendo apuradas pela DEICOR.

Consequências Potenciais

Se as suspeitas se confirmarem, ele pode enfrentar sanções severas, desde multas até a perda do cargo público e a suspensão dos direitos políticos. A investigação do MPRN é uma tentativa de garantir a integridade do serviço público e o respeito aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.

Do Blog do Dina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.