Pular para o conteúdo principal

MP DÁ 90 DIAS PARA GOVERNO DO RN REDUZIR DESPESAS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) deu um prazo de 90 dias para que o Governo do Estado implemente medidas administrativas necessárias para alinhar suas despesas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante esse período, o Governo deve evitar conceder benefícios financeiros, como aumentos salariais, e suspender a criação de cargos e a realização de concursos públicos.

Conforme a recomendação do MP, o Governo do Estado deve eliminar o excesso de gastos com pessoal, conforme o artigo 15 da Lei Complementar Federal nº 178/2021, visando atingir um percentual de 53,45% da receita corrente líquida até o final do exercício financeiro de 2024.

O Governo também deve planejar uma redução gradual dos gastos com pessoal nos anos seguintes, com a meta de alcançar 52,89% da receita corrente líquida em 2025 e 52,34% em 2026.

Durante este período, é recomendado que o Governo do Estado evite conceder qualquer tipo de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, exceto os derivados de sentença judicial ou determinação legal.

Não devem ser criados novos cargos, empregos ou funções públicas, nem alteradas as estruturas de carreira que impliquem aumento de despesas. A administração estadual também deve abster-se de contratar horas extras ou realizar novos concursos públicos.

Os dados apresentados na recomendação indicam que, no primeiro quadrimestre de 2024, o Rio Grande do Norte comprometeu 56,86% da receita corrente líquida com gastos de pessoal. O documento destaca um aumento contínuo no comprometimento da receita corrente do Estado desde 2022, quando o índice no primeiro quadrimestre era de 52,14%.

A recomendação também menciona o Relatório de Gestão Fiscal, publicado pelo Tesouro Nacional, que mostra o Rio Grande do Norte com o maior percentual de gastos com pessoal entre todos os estados brasileiros. Segundo esses dados, o RN está mais de 5% acima do segundo estado com pior desempenho, Minas Gerais, cujo comprometimento da receita líquida com gastos de pessoal atingiu 51,37%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c