Pular para o conteúdo principal

MP DÁ 90 DIAS PARA GOVERNO DO RN REDUZIR DESPESAS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) deu um prazo de 90 dias para que o Governo do Estado implemente medidas administrativas necessárias para alinhar suas despesas à Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante esse período, o Governo deve evitar conceder benefícios financeiros, como aumentos salariais, e suspender a criação de cargos e a realização de concursos públicos.

Conforme a recomendação do MP, o Governo do Estado deve eliminar o excesso de gastos com pessoal, conforme o artigo 15 da Lei Complementar Federal nº 178/2021, visando atingir um percentual de 53,45% da receita corrente líquida até o final do exercício financeiro de 2024.

O Governo também deve planejar uma redução gradual dos gastos com pessoal nos anos seguintes, com a meta de alcançar 52,89% da receita corrente líquida em 2025 e 52,34% em 2026.

Durante este período, é recomendado que o Governo do Estado evite conceder qualquer tipo de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, exceto os derivados de sentença judicial ou determinação legal.

Não devem ser criados novos cargos, empregos ou funções públicas, nem alteradas as estruturas de carreira que impliquem aumento de despesas. A administração estadual também deve abster-se de contratar horas extras ou realizar novos concursos públicos.

Os dados apresentados na recomendação indicam que, no primeiro quadrimestre de 2024, o Rio Grande do Norte comprometeu 56,86% da receita corrente líquida com gastos de pessoal. O documento destaca um aumento contínuo no comprometimento da receita corrente do Estado desde 2022, quando o índice no primeiro quadrimestre era de 52,14%.

A recomendação também menciona o Relatório de Gestão Fiscal, publicado pelo Tesouro Nacional, que mostra o Rio Grande do Norte com o maior percentual de gastos com pessoal entre todos os estados brasileiros. Segundo esses dados, o RN está mais de 5% acima do segundo estado com pior desempenho, Minas Gerais, cujo comprometimento da receita líquida com gastos de pessoal atingiu 51,37%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.