Pular para o conteúdo principal

FALTA DE MÉDICOS COPROMETE ATENDIMENTO DO HOSPITAL PEDIÁTRICO MARIA ALICE

Foto: Reprodução

Do Portal O Potengi 

O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, situado no conjunto Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, está com problemas na cobertura das escalas médicas da sua unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica. A dificuldade principal, segundo a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), decorre da saída de vários profissionais da escala da empresa terceirizada responsável pelos plantões.

A Sesap informou que está programando reuniões nos próximos dias para elaborar estratégias que assegurem o pleno funcionamento da UTI pediátrica, fundamental para atender a demanda mensal de aproximadamente 25 internações de crianças e adolescentes. A unidade, que dispõe de dez leitos, conta majoritariamente com profissionais terceirizados via cooperativa, à exceção da coordenadora da seção, que é servidora efetiva.

Para o presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), Reginaldo Holanda, a localização do hospital é um dos principais fatores que contribuem para a escassez de pediatras interessados nos plantões. Além disso, Holanda aponta que os pagamentos aos médicos não são feitos de maneira regular, o que desestimula a continuidade dos serviços.

“Se fecharmos dez leitos de UTI pediátrica por falta de acordo ou ajustes, isso resultará em um aumento da mortalidade entre crianças e adolescentes, especialmente nesta época do ano, quando há uma demanda intensa devido aos problemas respiratórios”, alerta Holanda.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Médicos do Estado do RN (Sinmed RN) tem acompanhado de perto o cenário das UTIs pediátricas e neonatais do Maria Alice Fernandes, um ponto de referência crucial para emergências pediátricas na região. O presidente do Sinmed/RN, Geraldo Ferreira, destaca que as ameaças de fechamento das UTIs são recorrentes, devido à falta de concursos públicos e aos problemas relacionados ao pagamento dos profissionais cooperados.

Ferreira ressalta a necessidade urgente de medidas por parte do estado para evitar o colapso dos serviços de saúde infantil: “O Estado deve agir de forma decisiva para evitar o fechamento dessa unidade, pois seria uma negligência com a saúde das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte”.

Segundo ele, o Sinmed/RN propõe buscar associados para atender de forma emergencial, mas, ainda assim, é difícil. “Nós atuaremos de todas as formas, junto às promotorias e aos canais competentes do Legislativo para, se for necessário, abrir exceção para concurso, valorização salarial, permitir a terceirização com pagamento diferenciado”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.