Pular para o conteúdo principal

ENTENDA O QUE É DESONERAÇÃO DA FOLHA E PARA QUE SERVE

O governo vetou, o Congresso derrubou o veto e o assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal. Estamos falando da desoneração. Assunto de que se falou --e muito-- nos últimos dias. O presidente Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegaram a se reunir. Entre vai e vem de Judiciário e Congresso, muita gente deve se perguntar: afinal de contas o que é desoneração e para que ela serve?

Vamos explicar. A desoneração é uma política que começou em 2012. Ela substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento. Em vez do empresário pagar 20% sobre a folha de cada funcionário, paga de 1% a 4,5%, da receita bruta da empresa. A desoneração também foi o que reduziu de 20% para 8% a alíquota previdenciária cobrada sobre a folha de pagamento dos municípios pequenos. O economista Willian Baghadassarian explica.

"Imagina que você tem uma empresa em que ela paga o tributo sobre a folha e ela tem dez empregados. Então cada empregado vai pagar um tributo baseado no seu salário sobre essa folha. Então, lá em 2012, foi feito um trabalho em que alguns setores que precisa de muita gente - que a gente na economia diz que é intensiva mão de obra - eles teriam direito a uma tributação diferenciada. Eles deixavam de pagar o tributo sobre a folha e passariam a pagar o tributo sobre o faturamento. Então se essa empresa fatura bastante, ela paga muito. Se ela não fatura muito, ela paga pouco". 

O argumento do governo é o de que a proposta de desoneração é inconstitucional por criar uma renúncia de receita sem dizer o impacto nas contas públicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a falar, há alguns dias, que a manutenção dessa medida iria obrigar uma nova Reforma da Previdência em alguns anos. Quem é a favor diz que a desoneração desafoga as empresas e permite o aumento das contratações. A solução, segundo o economista Willian Baghadassarian, é um meio termo.

"Um gradualismo, claramente, é uma das formas. E a gente tinha que realmente repensar essa questão da desoneração da folha. Não como uma política de renúncia fiscal, mas como uma lógica para as pessoas que precisam da mão de obra, mantendo a arrecadação. Você cria situações em que você mantém a arrecadação, mas você desonera". 

O julgamento no Supremo está suspenso por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. Enquanto isso, a desoneração segue também suspensa. E a Receita Federal explicou como será no caso do mês de abril, que tem recolhimento até 20 de maio. Como a suspensão da medida ocorreu no último dia 26, as empresas deverão imediatamente fazer o recolhimento com base na folha de pagamento e não mais sobre a Receita Bruta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.