Pular para o conteúdo principal

ENTENDA O QUE É DESONERAÇÃO DA FOLHA E PARA QUE SERVE

O governo vetou, o Congresso derrubou o veto e o assunto foi parar no Supremo Tribunal Federal. Estamos falando da desoneração. Assunto de que se falou --e muito-- nos últimos dias. O presidente Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegaram a se reunir. Entre vai e vem de Judiciário e Congresso, muita gente deve se perguntar: afinal de contas o que é desoneração e para que ela serve?

Vamos explicar. A desoneração é uma política que começou em 2012. Ela substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento. Em vez do empresário pagar 20% sobre a folha de cada funcionário, paga de 1% a 4,5%, da receita bruta da empresa. A desoneração também foi o que reduziu de 20% para 8% a alíquota previdenciária cobrada sobre a folha de pagamento dos municípios pequenos. O economista Willian Baghadassarian explica.

"Imagina que você tem uma empresa em que ela paga o tributo sobre a folha e ela tem dez empregados. Então cada empregado vai pagar um tributo baseado no seu salário sobre essa folha. Então, lá em 2012, foi feito um trabalho em que alguns setores que precisa de muita gente - que a gente na economia diz que é intensiva mão de obra - eles teriam direito a uma tributação diferenciada. Eles deixavam de pagar o tributo sobre a folha e passariam a pagar o tributo sobre o faturamento. Então se essa empresa fatura bastante, ela paga muito. Se ela não fatura muito, ela paga pouco". 

O argumento do governo é o de que a proposta de desoneração é inconstitucional por criar uma renúncia de receita sem dizer o impacto nas contas públicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a falar, há alguns dias, que a manutenção dessa medida iria obrigar uma nova Reforma da Previdência em alguns anos. Quem é a favor diz que a desoneração desafoga as empresas e permite o aumento das contratações. A solução, segundo o economista Willian Baghadassarian, é um meio termo.

"Um gradualismo, claramente, é uma das formas. E a gente tinha que realmente repensar essa questão da desoneração da folha. Não como uma política de renúncia fiscal, mas como uma lógica para as pessoas que precisam da mão de obra, mantendo a arrecadação. Você cria situações em que você mantém a arrecadação, mas você desonera". 

O julgamento no Supremo está suspenso por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. Enquanto isso, a desoneração segue também suspensa. E a Receita Federal explicou como será no caso do mês de abril, que tem recolhimento até 20 de maio. Como a suspensão da medida ocorreu no último dia 26, as empresas deverão imediatamente fazer o recolhimento com base na folha de pagamento e não mais sobre a Receita Bruta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.