Pular para o conteúdo principal

EUA: ENTENDA O QUE ACONTECE APÓS TRUMP SER CONDENADO POR CAUSA DE FRAUDE

 


Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. O júri, ocorrido em Nova York entre quarta e quinta-feira (29 e 30/5), considerou o bilionário culpado por crimes relacionadas à falsificação de registros contábeis para esconder o suborno à atriz pornô Stormy Daniels.

Na quinta, os 12 jurados (sete homens e cinco mulheres), após ouvirem testemunhas e conhecerem as provas relacionadas ao caso, consideraram Trump culpado por todas as 34 imputações criminais ocorridas no contexto das eleições de 2016 (ele teria tido um caso com a atriz em 2006). A decisão foi celebrada por políticos democratas e criticada pelos republicanos.

A pena, no entanto, será anunciada pelo juiz Juan Merchan somente em 11 de julho, mas são pequenas as chances de que o ex-presidente seja mandado para a prisão. Vale destacar que a sentença será anunciada a poucos dias da Convenção Nacional do Partido Republicano, em que será anunciado o candidato do partido para disputar as eleições deste ano.

Trump, no fim da sessão dessa quinta, afirmou que o julgamento foi manipulado e que teria havido uma armação da administração do presidente Joe Biden. “O verdadeiro veredicto ocorrerá no dia 5 de novembro pelo povo, e eles sabem o que aconteceu aqui e todo mundo sabe o que aconteceu aqui”, afirmou em referência às eleições deste ano.

A condenação histórica do ex-presidente tem como pano de fundo a disputa eleitoral que polariza os Estados Unidos entre o candidato republicano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden. Ainda assim, a legislação norte-americana não impede que Trump dispute a Presidência, mesmo tendo sido condenado por caso envolvendo o pleito de 2016.

Vitor de Pieri, professor do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), considera que o impacto no eleitorado ainda é uma incógnita. Segundo ele, a condenação de Trump pode não resultar em grandes efeitos na corrida eleitoral, considerando fatores como a impopularidade de Biden e o contexto de “guerra cultural” nos Estados Unidos.

“O que possivelmente ocorrerá é o acirramento de uma disputa eleitoral extremamente polarizada, onde informação e desinformação transitam nos mais diversos meios de comunicação”, indica.

O professor sublinha que Trump responde a processos com temas muito mais delicados que esse, que envolvem a segurança nacional e a estabilidade institucional dos EUA. Trump responde por casos como a apropriação de documentos sigilosos da Casa Branca e o incentivo à invasão do Capitólio em 6 janeiro de 2021.

Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c