Em pronunciamento após o anúncio da recaptura dos detentos, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou na tarde desta quinta-feira (04), que fugitivos tiveram ajuda, e estavam fugindo para o exterior.
“Eu quero anunciar que hoje à tarde foram detidos por volta das 13h30 na rodovia federal 222, perto de Marabá, os 2 fugitivos da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró. Rogério Mendonça e Deibson Nascimento que se evadiram daquela penitenciária há cerca de 50 dias. E hoje acabaram presos a cerca de 1600 km do local da fuga. O que demonstra que, obviamente, que tiveram auxílio de seus comparsas e das organizações criminosas às quais eles pertenciam. Eles foram presos então nesta rodovia federal no Pará. Eles estavam se dirigindo para o exterior”, disse.
Em nota, a corporação da PF informou que a prisão ocorreu na BR-222. Enquanto isso, a PRF informou que além dos dois fugitivos, a operação também prendeu outros quatro criminosos. Eles estariam divididos em três carros. “O serviço de inteligência da PF com a PRF estava monitorando os passos dos fugitivos e hoje deram êxito na recaptura”, diz. A suspeita é que os outros quatro criminosos ajudavam os fugitivos de Mossoró.
Continuando o pronunciamento, Lewandowski informou que Deibson e Rogério deverão voltar a mesma penitenciária de onde fugiram. “Eles voltarão para a penitenciária de onde fugiram, em Mossoró, totalmente reformulada. Haverá inspeção diária. A direção foi trocada. De lá certamente não se evadirão”, afirmou o ministro.
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, falou que “o sistema penitenciário federal não é mais o mesmo desde a data do evento”. De acordo com ele, 10 mil novas câmeras serão instaladas e a iluminação foi trocada.
Comentários
Postar um comentário