Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DO RN ADIA CONCLUSÃO DA BARRAGEM DE OITICICA

A conclusão das obras da Barragem de Oiticica foi adiada mais uma vez. Até dezembro do ano passado, o governo do RN estabelecia como prazo o final do primeiro semestre de 2024. Contudo, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a parede da barragem só ficará pronta no segundo semestre deste ano, em virtude das fortes chuvas no interior do Estado. A barragem sangrou no mês de março. Na última quarta-feira (3), o Estado anunciou que o governo federal garantiu a liberação de mais R$ 46,4 milhões para a conclusão da intervenção, iniciada há 11 anos. Ao todo, desde 2013, já foram executados R$ 678,2 milhões na obra.

A parede do barramento de Oiticica tem atualmente 28 metros e deverá chegar a 42 metros ao final da intervenção. Hoje, a capacidade de armazenamento é de 75,5 milhões de metros cúbicos, enquanto a final será de 598 milhões de metros cúbicos. Além da barragem em si, a parte “social” do complexo engloba a construção de casas, equipamentos públicos, vilas rurais e estruturação de distritos para a população atingida pelas águas represadas. Na semana passada, a governadora Fátima Bezerra e o secretário Varela estiveram reunidos com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) Waldez Góes para tratar do assunto.

“As obras complementares todas estão caminhando rápido para que todas elas sejam concluídas ainda neste ano e a barragem em si também”, diz. Ele acrescenta que a previsão inicial era de que a obra da barragem tivesse começado, mas não foi possível por causa das fortes chuvas. “O problema é que estamos no semiárido e a gente não tem tempo para muito tédio não, ou as águas são poucas que fazem falta ou às vezes elas são tantas que são demais. Nós havíamos nos preparado para uma das piores quadras chuvosas dos últimos tempos, com El Niño e tudo aquilo que estava previsto”, aponta.

E continua: “Portanto, imaginávamos que a gente teria condições de subir a parede agora em abril, todavia, por uma razão que nos alegra, a barragem está vertendo e a gente não pode trabalhar com ela vertendo evidentemente. Terminada de verter, a gente deve começar a subir a barragem, a partir disso seriam quatro meses de trabalho para fazer o fechamento do barramento em si. Além disso, continuaremos as obras complementares para que todo o Complexo fique pronto”.

O vertedouro de uma barragem é uma estrutura projetada para controlar o fluxo de água quando o nível do reservatório atinge sua capacidade máxima. Consiste em uma abertura ou canal situado na parte superior da barragem, por onde o excesso de água é liberado de forma controlada.

O Complexo Hidrossocial de Oiticica atenderá 43 municípios, o equivalente a uma população de 800 mil potiguares, tornando-se o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte. Essencial para a segurança hídrica potiguar, a Barragem de Oiticica é porta de entrada das águas do São Francisco no RN. A água da sangria da barragem desce pelo rio Piranhas direto para o maior reservatório do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizado no Vale do Açu.

Nova Barra de Santana foi entregue em 2022

No que se refere às obras sociais, a comunidade Nova Barra de Santana, foi entregue em 2022, assim como a Agrovila de Jucurutu, para onde foram removidas as famílias que viviam em uma das áreas inundáveis da barragem. A segurança hídrica está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). Além da Barragem Oiticica, também estão em andamento o Ramal do Apodi, que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar, e o sistema adutor do Seridó.

Nova Barra foi construída para abrigar os quase 900 moradores do Distrito Janúncio Afonso. É dotada de infraestrutura urbana que poucas cidades do Rio Grande do Norte têm: água tratada e coleta de esgoto em 100% dos domicílios, tratamento de efluentes, ruas pavimentadas, manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e acessibilidade. A comunidade tem escola, creche, posto de saúde, associação de moradores, centro comercial, quadra poliesportiva e área de expansão.

Tribuna do Norte*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.