Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: LIDERANÇA NÃO MUDA, E O SEGUNDO LUGAR ENROSCA

 Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta / Foto: Reprodução


De Sávio Hackradt

Do Agora RN

O instituto Exatus, de propriedade deste jornal, publicou na quinta-feira passada sua primeira pesquisa para prefeito de Natal em 2024, depois de seis meses da última pesquisa, divulgada em setembro de 2023. A novidade é que a segunda colocação ficou enroscada entre três pré-candidatos: a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 14,97%, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 10,70% e o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 10,16% de intenções de votos. O segundo lugar está tecnicamente empatado, dentro da margem de erro de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na liderança permanece o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), com folga de 20 pontos percentuais sobre a segunda colocação, atingindo 34,44% de intenções de votos.

Com essa pesquisa do instituto Exatus, já são mais de 30 pesquisas de institutos diferentes, realizadas sobre a eleição para prefeito de Natal. Em todas elas Carlos Eduardo pontua em primeiro lugar, crescendo paulatinamente, mantendo sua liderança em todos os momentos. Um dado significativo é que o ex-prefeito Carlos Eduardo, que em setembro do ano passado tinha 10 pontos percentuais à frente da deputada federal Natália Bonavides, dobrou a diferença e agora tem 20 pontos percentuais na frente da segunda colocada.

Já a deputada federal Natália Bonavides, sempre no segundo lugar, estacionou na faixa dos 15% das intenções de votos em todas as pesquisas realizadas, passando agora a ter companhias. Natália Bonavides, que tinha o triplo de intenções de votos em setembro de 2023, em relação ao deputado federal Paulinho Freire e ao ex-deputado Rafael Motta, agora vê os dois adversários bem pertinho do seu retrovisor, empatados na margem de erro da pesquisa.

A pesquisa Exatus confirmou que Natália Bonavides estagnou, Carlos Eduardo prossegue crescendo com consistência e Paulinho Freire e Rafael Motta receberam um sopro de esperança, para os seus sonhos rumo à prefeitura de Natal. Esta é a fotografia de hoje, mas que pode ser modificada na medida que as campanhas de cada um dos pré-candidatos vão criando corpo, a partir dos discursos e narrativas que apresentam ao eleitorado. É preciso entender que a campanha propriamente dita não começou, não foi para as ruas e bairros da cidade, para o contato mais estreito entre o candidato ou candidata e os eleitores, e que o natalense ainda não está ligado no modo eleição. Por enquanto, os movimentos são de bastidores entre os partidos e as suas lideranças.

Um ator importante nessa eleição é o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias. A pesquisa Exatus perguntou sobre quem ele deve apoiar para sucedê-lo. Quase 28% respondeu que deve apoiar Carlos Eduardo, 10% Natália Bonavides, 9% Paulinho Freire e 9% Rafael Motta. O natalense quer que Álvaro Dias apoie Carlos Eduardo, é o que todas as pesquisas dizem. Afinal, Álvaro Dias vai aceitar a recomendação dos natalenses e apoiar Carlos Eduardo, ou não?

O quadro da disputa pela prefeitura de Natal começa a se desenhar com mais clareza, com as pré-candidaturas postas de Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil) e Rafael Motta (PSB). Pouca ou nenhuma alteração deve ocorrer nesse quadro de pré-candidaturas, com as pesquisas indicando que a liderança não muda e o segundo lugar enrosca. O apoio de Álvaro Dias a Natália é fora de cogitação, já que ela mesmo disse que não quer o apoio do prefeito. Uma possibilidade é Rafael Motta compor uma chapa como vice-prefeito de Natália, ou de Carlos Eduardo. O tempo dirá. Ainda há muito pano para as mangas, para que sejam feitas as costuras e arremates de todas essas pré-candidaturas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

SONHO BOLSONARISTA

O senador Flávio Bolsonaro admitiu que o bolsonarismo trabalha para anistiar Jair Bolsonaro no Congresso e derrubar sua inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado.  Em entrevista à imprensa, Flávio disse ainda acreditar que essa conjuntura política pode mudar até 2026.  "Esse é um ponto. O outro ponto que eu vejo que pode reposicioná-lo é, sem dúvida alguma, a anistia que está sendo costurada, eu tenho certeza que vai ser aprovada ainda este ano, tanto no Congresso quanto no Senado, que pode vir também, e não só fazer justiça com quem foi absurdamente injustiçado em função do que aconteceu em Brasília no 8 de janeiro”, disse o senador