Pular para o conteúdo principal

8/1: POTIGUAR É CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO PELO STF POR PARTICIPAÇÃO NOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS


Foto/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta segunda-feira (5), o julgamento que resultou na condenação do primeiro potiguar pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Cleodon Oliveira Costa, de 61 anos, foi sentenciado a 14 anos de prisão pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, sendo acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin, apesar de terem acompanhado o relator, fizeram ressalvas em sua decisão. Por outro lado, André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques divergiram de Moraes.

Devido às divergências nas propostas de punição, a pena de Cleodon e dos demais condenados ainda não foi fixada. 

Os ministros devem apresentar um voto médio para solucionar as diferenças nos próximos dias. Cleodon Costa e outros 28 réus foram julgados por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O voto de Moraes revelou que Cleodon tirou fotos durante a invasão à Praça dos Três Poderes e deixou vestígios de DNA em um lenço e um boné. 

O potiguar foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal no Palácio do Planalto, onde ocorriam as depredações e continua preso desde o fatídico dia 8 de janeiro. 

Zanin e Fachin consideraram procedentes as acusações, mas propuseram uma pena de 11 anos. Zanin afirmou que os réus agiram de forma autônoma em diferentes contextos temporais e espaciais.

Já Mendonça, Barroso e Nunes Marques discordaram do relator. Mendonça destacou que houve depredação, incitação à tomada de poder e a presença de pessoas violentas, mas argumentou falta de provas do envolvimento de Cleodon.

Nunes Marques e Barroso concordaram em absolvê-lo de alguns crimes, e Barroso afastou a condenação por abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O resultado final do julgamento deve ser oficializado nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.