Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 600 MIL CARROS E MOTOS ESTÃO COM LICENCIAMENTO ATRASADO NO RN

 

Por Bruna Torres


Com uma frota de 1.545.129 veículos registrados no RN, dados fornecidos pelo DETRAN mostram que existem hoje 604.098 veículos não-licenciados no Estado, esse número representa 39% da frota total de veículos.


A circulação destes veículos, de forma irregular, é considerada infração gravíssima, com punição prevista no Código de Trânsito Brasileiro. “De acordo com o inciso V, do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a condução de veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado configura infração gravíssima, passível de multa e de recolhimento do veículo”, informou ao Diário do RN, o Ministério dos Transportes, conforme o código de lei, explicando a respeito da apreensão de veículos.


Nas últimas semanas, com o início da operação verão, houve uma intensificação das blitzen realizadas pelo CPRE, principalmente nos acessos ao litoral potiguar o que, consequentemente, elevou também o número de apreensões. 


Conforme os dados do DETRAN, considerando todo mês de dezembro de 2023 e os 15 primeiros dias de janeiro de 2024, foram registradas 1.430 apreensões de veículos somando motos e carros. Isso significa dizer que foram apreendidos 0,23% do total de veículos irregulares no RN.


O licenciamento é um processo de regularização obrigatório que é feito anualmente para assegurar que ele está dentro da normalidade de segurança exigida, que permite a circulação do veículo sem problemas com a fiscalização.


O licenciamento é a garantia para o tráfego do veículo e comprovação de que não há problemas como clonagem, roubo ou furto e que atende às exigências legais em relação a ruídos e à emissão de gases poluentes.


É por meio do licenciamento que o motorista consegue retirar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento indispensável em caso de uma blitz, por exemplo. No CRLV estão registrados todos os dados referentes ao veículo. 


Entre eles, o número que o Conselho Nacional de Trânsito (Contram) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatram) atribuem ao veículo, no chamado Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Além disso, é necessário ficar atento ao pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). “Caso o documento exigido seja o relativo ao exercício de 2023 e o veículo esteja com o documento CRLV-e de 2023 expedido e com multas em aberto, ele será considerado licenciado. Caso não esteja com documento referente ao ano de 2023 expedido por haver multas em aberto, ele não estará devidamente licenciado e caso seja flagrado circulando se enquadrará na infração do inciso V do artigo 230 do CTB”.


De acordo com o ministério, em caso de atraso ou falta de pagamento, o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.


“Caso não haja o pagamento do IPVA não será possível a expedição do Certificado de Licenciamento Anual, que é vinculado ao CRLV-e, o que configura a infração de trânsito prevista no inciso V do artigo 230 do CTB, caso o condutor seja flagrado conduzindo o veículo sem a referida documentação”.


É importante destacar também que quem adquirir um carro usado ou seminovo, deve ficar atento à documentação para não ter problemas futuros e checar se as renovações foram efetuadas pelo antigo proprietário. Por meio do número do Renavam, o processo é simplificado e pode, até mesmo, ser feito no site da delegacia de trânsito local para obter informações sobre a regularização do licenciamento de veículo, se há multas pendentes, o nome do dono atual do veículo, entre outras.

Apreensões

Segundo o artigo 269, a autoridade de trânsito ou seus respectivos agentes, na esfera das competências estabelecidas no CTB e dentro de sua circunscrição, deve adotar as seguintes medidas administrativas: retenção do veículo; remoção do veículo; Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Recolhimento da Permissão para Dirigir (PPD); Recolhimento do Certificado de Registro; Recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual; Transbordo do excesso de carga; realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica; recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos; realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular. Retomando à apreensão veicular, quando a situação ocorre, o dono do automóvel ou da motocicleta fica privado da posse do veículo, assim como de seu uso por um período que pode durar até trinta (30) dias.


A variação de tempo poderá variar segundo a gravidade da infração cometida. Após a apreensão, o carro ou a moto irá a um depósito e ficará sob a custódia do órgão de trânsito responsável pela apreensão. Após a quitação das multas e documentos necessários para a regularização, o dono do veículo o terá de volta. Se a apreensão ocorrer junto a outras penalidades, como multa e soma de pontos na CNH, outras medidas administrativas podem ser aplicadas também, como retenção e remoção do veículo. Na retenção de veículos, o automóvel permanece somente detido no local onde foi abordado. Assim, o motorista do veículo retido não pode sair do local até que a situação de irregularidades (a qual motivou a retenção) se resolva. Alguns outros exemplos de situação de retenção são, quando há alguma falha na iluminação do veículo, se o condutor estiver conduzindo sem a CNH ou documento de porte obrigatório, quando o motociclista está pilotando sem capacete e caso o veículo tenha uma película muito escura aplicada no vidro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.