Pular para o conteúdo principal

JOANNA GUERRA PODE SER SER A GRANDE SURPRESA DA ELEIÇÃO EM NATAL

 


COISAS DA POLÍTICA

Por Saulo Medeiros

O ano de 2024 promete acontecimentos importantes na política Estadual. Até o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o movimento de futuros candidatos ao Legislativo e Executivo municipal deve esquentar o cenário de disputa e trazer debates à tona. 

As convenções partidárias, momento em que os partidos oficializam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. Os nomes que concorrem ao pleito serão conhecidos até 15 de agosto, prazo final para o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Até 6 de outubro, quando eleitores vão às urnas para escolher a próxima legislatura da Câmara de Vereadores e a chapa que comandará o Executivo pelos próximos quatro anos, as cidades devem ser palco de discussões que vão além de polarizações locais e nacionais, que muito difícil vai pesar na escolhas do eleitor, apesar que o grande acirramento político nas eleições municipais já é algo esperado para os pleitos locais. A surpresa, contudo, deve ser se os debates de temas nacionais podem influenciar na disputa.

A questão é o quanto acirrada devem ser as próximas eleições e o que deve pesar na decisão dos eleitores. Há quem aposte que o acirramento ainda latente das eleições de 2022 deve trazer temas nacionais para o debate, o que seria totalmente atípico, uma vez que em eleições municipais o buraco na rua importa mais do que a opinião do candidato sobre o desarmamento ou ideologia de gênero. Em 2024, o eleitor mostra-se mais preocupado com a experiência dos candidatos, projetos voltados para o desenvolvimento da cidade e obras que reflitam de verdade, uma melhor opção para a população.

Quanto a nomes e coligações, o ano se inicia com um cenário ainda indefinido e algumas incertezas. As decisões para 2024 são tomadas pensando nas eleições de 2026,  um nome novo, sem passado político, é visto como ideal.

Já em relação aos partidos de esquerda e centro-esquerda, a grande dúvida é saber se eles aprenderam a lição de 2020, quando sofreram derrotas esmagadoras nas grandes cidades.

De qualquer forma, o cenário só deve começar a ficar mais definido para as majoritárias a partir de abril, após o resultado de pesquisas que serão encomendadas pelos partidos. 

Quanto ao Legislativo, essa será a primeira eleição com o número reduzido de candidatos. No caso de Natal, as nominatas poderão ter o máximo de 30 candidatos, o que deve obrigar os partidos a serem mais rigorosos na escolha, o que sem dúvida é uma boa notícia para os eleitores.

Anotem aí! A possível pré-candidatura da secretária de Planejamento,  Joanna Guerra, que deve ser escolhida como candidata a sucessão do prefeito Álvaro Dias, poderá ser uma grande surpresa nas eleições de outubro.

A começar pela mínima rejeição ao nome da secretária. Joanna parece cada vez mais disposta para o desafio. É um "diamante político" a ser lapidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.