Pular para o conteúdo principal

COMO A POLÍTICA AMBIENTAL DO PT E UMA RECOMENDAÇÃO DO MPF DESTRUIU UM DOS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE LAZER DO SERIDÓ

 


Foto: Damião Avelino

Era 24 de fevereiro de 2012,  o Ibama realizava, em Caicó, a “Operação Rios Federais”, na bacia do Açude Itans. A primeira ação do grupo de fiscais foi embargar o Caicó Iate Clube, um dos principais equipamentos de lazer da Região do Seridó, inaugurado em 1964, e localizado às margens do reservatório.

O chefe da operação do Ibama há época no Rio Grande do Norte, Marcelo Lira, confirmou que identificou irregularidades no clube, como a falta de uma licença ambiental, e ocupação irregular da Área de Preservação Permanente(APP).

Posteriormente ainda foram fechados mais quatro balneários; APUC, ASDEC, Clube dos Caminhoneiros e Pelicano.

A operação fazia parte de um projeto piloto a partir do endurecimento das regras ambientais propostos pelo Governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), e  recomendação do Ministério Público Federal (MPF), como afirmou na época o superintendente do IBAMA no estado, Alvamar Queiróz, que se referia a “denúncias de poluição no reservatório e construções irregulares”, sendo imposto aplicação de multa, e que só poderiam voltar a funcionar quando atenderem às normas ambientais.

Entretanto, o endurecimento da política ambiental, não prejudicou apenas comerciantes e pessoas que sobreviviam de alguma forma daquele local, prejudicou uma população inteira. Os balneários eram equipamentos importantes de lazer para famílias seridoenses, entretenimento e um cartão-postal para quem visitava Caicó. 

Em 2015, mesmo com aprovação de um Projeto de Lei  que tornou as Entidades afetadas como de Utilidade Pública Municipal, não pôs uma luz no fim do túnel para a reabertura dos balneários.

De lá para cá, passados quase 12 anos, os clubes continuam fechados, aliás foram os únicos fechados pelo IBAMA, a operação que ficou restrita apenas a Caicó, não avançou, por outros reservatórios da região e nem de outros Estados.

O Ministério Público Federal (MPF) no RN foi à Justiça pedir condenação do Iate Clube de Caicó por crime ambiental. Em julho de 2021, a Turma Recursal da Justiça Federal (JFRN) negou o recurso do MPF, que pediu a condenação sob a justificativa de que a edificação, ainda que construída antes da vigência, estava em área de proteção ambiental.

O relator, juiz federal Francisco Glauber Pessoa Alves, foi contra. Ao observar que poderia ser aplicado o princípio da insignificância diante de “mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação e inexpressividade da lesão jurídica (já que foi em uma área de 2,81 hectares)”.

Em trecho da decisão, o relator considerou que o “Caicó Iate Clube é um clube privado instalado às margens do açude Itans desde o ano de 1964. Não há notícia de que fosse, à época, uma construção irregular. A exploração comercial que tenha havido não é nuclear ao tipo penal invocado", enfatizou em sua decisão. 

O processo se arrasta até hoje, mas o cenário continua o mesmo: desolador.

Em 2011, a radialista Lucineide Medeiros acompanhada da jornalista Gláucia Lima, fizeram um vídeo mostrando o Caicó Iate Clube, o vídeo pode ser visto AQUI pelo YouTube.

Em março de 2023, o fotógrafo Damião Avelino publicou no seu Instagram, uma foto comparando o  Caicó Iate Clube em 2008 e atualmente.



Triste Caicó, sem desenvolvimento, sem lazer, sem nada!

Do Blog do TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

JUSTIÇA TORNA EX-PREFEITO ELÍSIO GALVÃO INELEGÍVEL POR CINCO ANOS E EXIGE RESARCIMENTO DE VALOR DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO AOS COFRES PÚBLICOS

Foto/Reprodução  O juiz André Melo Gomes Pereira,  da Comsrca de Caicó, acatou decisão do Ministério Público Estadual, e condenou o ex-prefeito de São João do Sabugi,  Elísio Brito de Medeiros Galvão, através da sentença confirmadas pelo acórdão de id n° 58260889 e n° 90844420, pela prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos art. 10, inciso IX e art. 11, incisos I e II, da Lei nº 8.429/92 e nas seguintes sanções: a) Ressarcimento integral do dano no valor da diferença entre o saldo bancário e o total inscrito como ‘restos a pagar’, resultando na quantia de R$ 133.999,91 (cento e trinta e três mil, novecentos e nove reais e noventa e um centavos); b) Suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 (cinco) anos; c) Pagamento de Multa Civil no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor do dano; d) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por interméd...