Pular para o conteúdo principal

A FALTA QUE FAZ HENRIQUE ALVES, O ABRIDOR DE PORTAS PARA O RN

 Ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves - Foto: José Aldenir / Agora RN

Quando se fala em Brasília, prefeitos experientes do Estado lembram logo dos ex-senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia e, em especial, do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Henrique Alves exerceu o mandato de deputado federal por 44 anos ininterruptos. Filho do saudoso ex-ministro e ex-governador Aluizio Alves, ele chegou ao Congresso em 1971 e, de lá, só saiu no início de 2015, após perder a disputa para o Governo do Estado do RN. 

Com 11 mandatos, ele empata com o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães na segunda colocação entre os deputados com mais legislaturas.

Presidente da Câmara entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2015, Henrique Eduardo Alves foi também ministro do Turismo nas gestões dos presidentes Dilma Roussef e Michel Temer, sempre estando entre as figuras mais influentes do Congresso Nacional, o que sempre beneficiou o nosso Rio Grande do Norte. 

Henrique aproveitava o bom trânsito e o respeito que tinha na capital federal para viabilizar grandes obras e liberar recursos para custeio dos combalidos municípios do RN.

Em Natal, destaca-se a ampliação do projeto de drenagem e importantes obras de mobilidade urbana na cidade (viadutos em torno da Arena das Dunas), deixadas para trás na gestão Micarla de Sousa e recuperadas por intervenção de Henrique, quando presidente da Câmara Federal, em 2013.

Henrique atuou, também, em prol do interior. Todos os municípios potiguares têm obras com o DNA da luta de Henrique. Em Mossoró, a duplicação de uma das suas principais avenidas, a Presidente Dutra, é resultado da luta do “abridor de portas”, apelido de Alves entre os prefeitos que vivenciaram gestões sob o peso da sua influência.

Hoje, esses mesmos agentes políticos reclamam da falta de prestígio da nossa bancada no cenário nacional. “Falta a forma firme e altiva de Henrique para tratar dos problemas dos nossos municípios quando estamos em Brasília”, disse-me um prefeito em um bate-papo no último fim de semana

Henrique Alves foi candidato à Câmara Federal na última eleição de 2022 e não obteve êxito. Enfrentou o “lavajatismo”, obteve absolvição e provou sua inocência em todas as acusações das quais foi vítima. Henrique, de fato, faz falta à política potiguar, em especial aos municípios.

De Saulo Spinelly (Agora RN)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.