Pular para o conteúdo principal

A FALTA QUE FAZ HENRIQUE ALVES, O ABRIDOR DE PORTAS PARA O RN

 Ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves - Foto: José Aldenir / Agora RN

Quando se fala em Brasília, prefeitos experientes do Estado lembram logo dos ex-senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia e, em especial, do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Henrique Alves exerceu o mandato de deputado federal por 44 anos ininterruptos. Filho do saudoso ex-ministro e ex-governador Aluizio Alves, ele chegou ao Congresso em 1971 e, de lá, só saiu no início de 2015, após perder a disputa para o Governo do Estado do RN. 

Com 11 mandatos, ele empata com o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães na segunda colocação entre os deputados com mais legislaturas.

Presidente da Câmara entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2015, Henrique Eduardo Alves foi também ministro do Turismo nas gestões dos presidentes Dilma Roussef e Michel Temer, sempre estando entre as figuras mais influentes do Congresso Nacional, o que sempre beneficiou o nosso Rio Grande do Norte. 

Henrique aproveitava o bom trânsito e o respeito que tinha na capital federal para viabilizar grandes obras e liberar recursos para custeio dos combalidos municípios do RN.

Em Natal, destaca-se a ampliação do projeto de drenagem e importantes obras de mobilidade urbana na cidade (viadutos em torno da Arena das Dunas), deixadas para trás na gestão Micarla de Sousa e recuperadas por intervenção de Henrique, quando presidente da Câmara Federal, em 2013.

Henrique atuou, também, em prol do interior. Todos os municípios potiguares têm obras com o DNA da luta de Henrique. Em Mossoró, a duplicação de uma das suas principais avenidas, a Presidente Dutra, é resultado da luta do “abridor de portas”, apelido de Alves entre os prefeitos que vivenciaram gestões sob o peso da sua influência.

Hoje, esses mesmos agentes políticos reclamam da falta de prestígio da nossa bancada no cenário nacional. “Falta a forma firme e altiva de Henrique para tratar dos problemas dos nossos municípios quando estamos em Brasília”, disse-me um prefeito em um bate-papo no último fim de semana

Henrique Alves foi candidato à Câmara Federal na última eleição de 2022 e não obteve êxito. Enfrentou o “lavajatismo”, obteve absolvição e provou sua inocência em todas as acusações das quais foi vítima. Henrique, de fato, faz falta à política potiguar, em especial aos municípios.

De Saulo Spinelly (Agora RN)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.