Pular para o conteúdo principal

TRABALHO DA PREFEITURA DE NATAL COM MIGRANTES GANHA SELO DA ONU

 

Foto: Semtas

Como reconhecimento pelas políticas e processos de gestão para o aprimoramento da governança migratória, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, recebeu nesta quinta-feira (07) de forma online  o  reconhecimento dos serviços prestados no trato com a questão dos migrantes e refugiados. O município foi premiado com o Selo MigraCidades 2023. A iniciativa é um reconhecimento para os estados e municípios que atuam na gestão de políticas públicas migratórias

O Selo MigraCidades é uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) ligada à ONU – em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública e tem o objetivo de apoiar os governos locais a aprimorarem o acolhimento e a integração das pessoas migrantes.

“O Selo MigraCidades é conquista significativa em meio a um processo de engajamento contínuo dos governos participantes, de trocas de experiências e de um produtivo diálogo migratório que realizamos ao longo do ano. Além disso, reconhece que Natal na gestão do prefeito Álvaro Dias encontra-se alinhada com políticas públicas internacionais na temática migratória. É um momento importante de reconhecimento e visibilidade do trabalho que as equipes da Semtas vem realizando.”, destacou a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão.

As principais ações desenvolvidas pelo município em apoio à população migrante foram apresentadas durante o processo de certificação. Entre elas, destacam-se a elaboração do diagnóstico das políticas setoriais, locais em atendimento aos migrantes e refugiados, a definição e monitoramento das áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de ações e o aprimoramento da governança migratória local.  Além disso, outra prioridade apresentada durante o processo de certificação foi o planejamento da criação de um Comitê Municipal para o Acompanhamento de ações voltadas para garantia de direitos de Migrantes, Refugiados e Apátridas.

De acordo com a técnica de referência do serviço, Ana Paula Mafra,  Natal recebeu o selo com destaque nacional nas categorias: Estrutura Institucional de Governança e Estratégia Local; Acesso à Assistência Social, Saúde e Educação.“O selo MigraCidades vem referendar as ações realizadas atualmente pela Semtas e a gestão de políticas migratórias no município.”, afirmou.

Sobre o MigraCidades

O MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local, fruto de parceria entre a OIM, a UFRGS e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento. O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. Para isso, o MigraCidades propõe a capacitação de gestores, a ampliação do diálogo local sobre migração e o intercâmbio de informações e de boas práticas locais. 

O objetivo é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada, ao encontro da meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável através de políticas de migração planejadas e bem geridas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.