Pular para o conteúdo principal

TESTE DE GLICEMIA VIA SALIVA PODE REVOLUCIONAR COTIDIANDO DE DIABÉTICOS

Cientistas do Canadá e dos Estados Unidos desenvolveram um protótipo de dispositivo doméstico que promete transformar o cotidiano dos diabéticos.

Esse novo aparelho mede os níveis de glicose no sangue por meio de amostras de saliva, uma alternativa menos invasiva comparada aos tradicionais testes de picada de dedo.

Pesquisadores da Université de Sherbrooke, no Quebec, e da empresa Colgate-Palmolive, em Nova Jersey, utilizaram um biossensor baseado em aptâmero eletroquímico (E-AB), que já é conhecido na área médica.

Este dispositivo contém uma peça de DNA especialmente projetada, chamada aptâmero, que se liga a um biomarcador alvo em uma amostra, produzindo um sinal eletroquímico mensurável.

Como funciona a nova medição de glicose pela saliva

Normalmente, os aptâmeros usados em biossensores E-AB não são sensíveis o suficiente para detectar glicose na saliva de forma confiável.

Para contornar esse desafio, o professor assistente Philippe Dauphin-Ducharme, da U Sherbrooke, e sua equipe aprimoraram a sensibilidade dos aptâmeros que já se mostraram eficazes na medição dos níveis de glicose no sangue.

Esses aptâmeros reengenharia foram montados em um eletrodo de ouro dentro de um biossensor E-AB.
O dispositivo foi testado com sucesso em saliva de um grupo de indivíduos, fornecendo leituras precisas das concentrações de glicose em apenas 30 segundos.
Além disso, o sensor manteve sua sensibilidade por até uma semana, desde que lavado e armazenado em solução salina tampão de fosfato após cada uso.
A tecnologia tem potencial para detectar outros biomarcadores, utilizando diferentes aptâmeros.
Os cientistas até criaram uma versão alternativa do dispositivo que mediu com precisão os níveis de AMP (adenosina monofosfato) na saliva, um biomarcador associado à doença periodontal.
Este avanço representa um grande passo para simplificar e tornar mais confortável o monitoramento da diabetes e de outras condições de saúde.

Deu em Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.