A proximidade do fechamento de acordo político-eleitoral entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire, visando o apoio do deputado federal e do União Brasil à candidatura do ex-prefeito em 2024, com o aval do presidente estadual da legenda, ex-senador José Agripino, mexeu com os alicerces do Partido Liberal no Rio Grande do Norte. Comandado pelo senador Rogério Marinho.
A sigla deve anunciar oficialmente a candidatura de General Girão à Prefeitura de Natal, abandonando de vez a ideia de candidatura única com PL, PSDB, Podemos e o próprio União Brasil.
De acordo com um aliado do presidente estadual do PL, o senador teria ligado para Paulinho Freire cobrando um posicionamento deste com relação ao grupo de direita que se formou em outubro passado. A ligação foi logo após Rogério ver a foto postada nesta segunda-feira (11) por Agripino, em que este aparecia com Paulinho, Carlos Eduardo e seu articulador político, e presidente do Cidadania no RN, o ex-deputado Wober Júnior.
O interlocutor, que pediu para não ser identificado, falou que durante a ligação, Rogério ouviu de Paulinho que o União Brasil ainda não havia fechado acordo político com Carlos Eduardo, mas que os diálogos para um entendimento visando apoio eleitoral em 2024 estavam bastante adiantados, já em fase final de considerações. Tudo isso com o aval de José Agripino, que, do alto de sua vasta experiência política, direcionou seu partido para o candidato com maior possibilidade de vencer em 2024, segundo essa mesma fonte.
Com isso, não restou a Rogério a única alternativa viável para o PL, ou seja, oficializar de vez a pré-candidatura do deputado federal Girão, que disputa com o colega de partido e bancada Sargento Gonçalves a indicação interna da legenda, para representá-la na disputa eleitoral do próximo ano. Outro aliado do senador, que também pediu sigilo de sua identidade, afirmou que a opção não agrada a Rogério, mas é a única que ele tem hoje.
A escolha do PL, se concretizada conforme as expectativas geradas com esse novo fato, será a pá de cal na tentativa da direita potiguar em apresentar uma candidatura única para disputar a sucessão municipal na Capital do Rio Grande do Norte. Em 24 de outubro passado, durante “reunião de urgência” em sua residência em Brasília, Rogério reuniu os então pré-candidatos Paulinho Freire, General Girão, Sargento Gonçalves e Bruno Giovanni (PSDB), além do senador Styvenson Valentim (Podemos).
Conforme fontes do Diário do RN, o objetivo do encontro era “anunciar” a Paulinho Freire uma suposta desistência de Girão e do próprio Bruno Giovanni ao pleito, em uma tentativa de fazê-lo ser o representante da direita nas eleições municipais de 2024, com o apoio e chancela do PL e do próprio Rogério Marinho. No entanto, foi surpreendido com o anúncio da desistência de Paulinho e que o União Brasil apoiaria Carlos Eduardo.
PRÉ-CANDIDATURA CONFIRMADA
Representante da extrema direita no Rio Grande do Norte, o deputado federal General Girão oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal em 2024 em evento sobre políticas públicas promovido pelo Instituto Conservador do RN na Zona Norte, no fim de novembro. Tendo como líder e mentor político o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado lembrou sua atuação em prol do município, com envio de emendas parlamentares milionárias.
“Somos o mandato de deputado federal que mais garantiu emendas parlamentares para Natal e estamos consolidando nosso crescimento cada vez com apoio da população, o que nos motiva por um projeto coletivo, de um sentimento que não aceita mais o atraso do PT. É preciso pensar em todas as regiões de Natal”, afirmou Girão ao Diário do RN, na ocasião, destacando que, para ele, a cidade possui um grande potencial de desenvolvimento e o turismo é a principal atividade econômica do município a ser trabalhada.
Comentários
Postar um comentário