GENERAL GIRÃO E SARGENTO GONÇALVES FORAM OS ÚNICOS DEPUTADOS DO RN A VOTAR CONTRA FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dos oito deputados que integram a bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas o General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) votaram contra o Projeto de Lei 3268/21, que transforma o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em feriado nacional.
A votação foi realizada nesta quarta (29) e a matéria foi aprovada com 286 votos favoráveis e 121 contrários. A matéria foi apresentada inicialmente pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede - AP), foi aprovada no Senado e segue, agora, para a sansão do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Com a mudança, a data passará a ser chamada de “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.
Atualmente, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo já consideram o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Além disso, alguns outros estados, como Paraíba, Bahia, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, possuem pelo menos uma cidade que já considera o Dia da Consciência Negra como feriado.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data de aniversário de Zumbi, que liderou a resistência no quilombo de Palmares, e acabou assassinado em 1695.
Comentários
Postar um comentário