Pular para o conteúdo principal

SERVIDORES DO INCRA DENUNCIAM SÉRIE DE IRREGULARIDADES PRATICADAS PELO SUPERINTENDENTE DO ÓRGÃO NO RN

Imagem: reprodução

O BLOGDOBG foi procurado por servidores do Incra no Rio Grande do Norte que apresentaram uma série de denúncias contra o atual Superintendente Regional, Lucenilson Ângelo, que foi indicado ao cargo pela deputada federal do PT, Natália Bonavides. De acordo com a denúncia, Lucenilson é também um dos líderes do MST no RN.

Antes de assumir a superintendência do órgão, os denunciantes lembram que ele já foi “responsável por diversas invasões e ocupações ao prédio do Incra e também em propriedades privadas no Estado”. Agora, nomeado para superintendência após a indicação de Natália, Lucenilson cometeu uma série de ilícitos, segundo afirmaram servidores do Incra ao blog.

Segundo os denunciantes, eles possuem documentação que provam as denúncias destes episódios que já são de conhecimento público e já foram denunciados ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Corregedoria do próprio Incra.

Os denunciantes afirmam que querem alertar para a sociedade o quão danosa foi para uma autarquia federal a indicação de Natália Bonavides.

Fazem parte das denúncias feitas pelos servidores do Incra ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Corregedoria do próprio Incra e enviadas ao BLOGDOBG:

A denúncia afirma que dois carros do órgão já foram disponibilizados com motoristas, diárias e combustível pagos pelo Incra para que 12 “companheiros” viajassem até a Bahia e Pernambuco para motivos alheios ao Incra. Durante uma dessas viagens, um dos carros colidiu contra um caminhão e segue parado até hoje, afirmam os denunciantes.

Os denunciantes também afirmam que o superintendente do Incra, Lucenilson Ângelo, teria aproveitado um importante programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para contemplar com diárias, 25 pessoas estranhas ao órgão. Essas pessoas, supostamente, trabalhariam em mutirões. Foram identificados entre os beneficiados bolsistas da Emater, estagiários da SEDRAF, aposentados do RN, e até a esposa do próprio Lucenilson.

Os denunciantes também afirmam terem identificado, pelo menos, 25 viagens feitas desde maio deste ano pelo servidor Adans Rayne, pessoa muito próxima de Lucenilson. “As viagens contam com as mais diversas justificativas vazias, algumas delas ocorridas de domingo a sábado sem o menor grau de importância, pois não encontramos nenhum processo instruído como resultado de suas demandas”, diz a denúncia enviada ao BLOGDOBG. Importante ressaltar que destas 25 viagens, 14 delas estão sem prestação de contas. Servidores do Incra não podem acumular duas viagens sem prestação de contas.

Este mesmo servidor, Adans Rayne, chegou a pernoitar duas vezes em Petrolina-PE às vésperas da ocupação da Embrapa, orquestrada pelo MST, segundo os denunciantes. As viagens para a cidade pernambucana, segundo a denúncia, não possuíam justificativa.

Ainda segundo os servidores afirmaram ao blog “em cerca de 7 meses à frente do Incra, Lucenilson promoveu a estagnação da emissão de Títulos de Domínio, não conseguiu promover a aplicação de crédito, suspendeu a regularização de ocupantes irregulares, bem como a retirada de ocupantes irregulares em área de projetos de assentamentos”. Eles dizem também que “existem casos situações de clientelismo, apropriação da coisa pública pelo privado, nepotismo, falta de ética e de conhecimento da missão institucional do Incra”.

O BLOGDOBG tentou obter informações de quem seria a assessoria do INCRA no RN com diversos jornalistas, mas sem sucesso. O veículo está aberto para a assessoria do INCRA se posicionar.

Blog do BG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c