Pular para o conteúdo principal

PMs E BOMBEIROS DO RN COBRAM ATUALIZAÇÃO DE REGRA DE PROMOÇÃO E PEDEM MÁXIMO DE 7ANOS EM CADA POSTO NA CARREIRA

 


Policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte intensificaram nos últimos dias a cobrança por uma atualização na regra de promoção dos praças – que incluem soldados, cabos, sargentos e subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

As categorias defendem que os praças que entraram após 2018 tenham as mesmas regras de promoção de quem estava na carreira antes disso. A principal reivindicação dos policiais e bombeiros é que seja estendida para todos a possibilidade de promoção automática (chamada de ex-officio), sem depender de contingente de limitação de vagas. Atualmente, não há promoção ex-officio para quem entrou após 2018.

A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) alega que não pode aplicar as mesmas regras para todos por causa do alto comprometimento das receitas com folha de pessoal. O Estado tem hoje o maior nível de despesa com pessoal do Brasil (57,76%) e alega que o aumento salarial de 33% dado à categoria aplicada entre 2020 e 2022 contribuiu para isso, além da aplicação da Lei de Promoção de Praças para quem entrou antes de 2018.

A categoria rebate, afirmando que os policiais e bombeiros não podem ser penalizados com um estacionamento na carreira, sendo que prestaram o último concurso com a perspectiva de ascender até à patente de subtenente e ir para a reserva nesse posto. Hoje, só 24% dos praças da reserva são subtenentes – o restante está em patentes inferiores.

Na última quinta-feira (24), representantes do Governo Fátima apresentaram uma nova proposta aos militares, mas condicionando os termos do acordo à aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto de lei que mantém em 20% a alíquota-modal do ICMS por tempo indeterminado.

Logo após o encontro, os militares rejeitaram a proposta. Novas reuniões devem ser realizadas ao longo desta semana.

Confira as propostas:

A proposta da categoria para promoção de quem entrou após 2018 é:

  • Soldado a cabo: 5 anos de serviço, dentro das vagas disponíveis, ou promoção automática com 7 anos de serviço mesmo sem haver vagas;
  • Cabo a 3º sargento: 5 anos de serviço, dentro das vagas disponíveis, ou promoção automática com 7 anos de serviço mesmo sem haver vagas;
  • 3º sargento a 2º sargento: 5 anos de serviço, dentro das vagas disponíveis, ou promoção automática com 7 anos de serviço mesmo sem haver vagas;
  • 2º sargento a 1º sargento: 5 anos de serviço, dentro das vagas disponíveis, ou promoção automática com 7 anos de serviço mesmo sem haver vagas;
  • 1º sargento a subtenente: 5 anos de serviço, dentro das vagas disponíveis, ou promoção automática com 7 anos de serviço mesmo sem haver vagas.

Já o Governo do Estado apresentou a seguinte proposta:

PM

  • Soldado a cabo: 10 anos de serviço, automaticamente;
  • Cabo a 3º sargento: 10 anos de serviço, automaticamente;
  • 3º sargento a 2º sargento: 10 anos de serviço, limitado a 1.200 vagas;
  • 2º sargento a 1º sargento: limitado a 600 vagas;
  • 1º sargento a subtenente: limitado a 300 vagas.

Bombeiros

  • Soldado a cabo: 10 anos de serviço, automaticamente;
  • Cabo a 3º sargento: 10 anos de serviço, automaticamente;
  • 3º sargento a 2º sargento: 10 anos de serviço, limitado a 120 vagas;
  • 2º sargento a 1º sargento: limitado a 80 vagas;
  • 1º sargento a subtenente: limitado a 40 vagas.

Portal 98 FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.