Pular para o conteúdo principal

DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL É PERSISTENTE E DESAFIADORA

A desigualdade entre brancos e negros no Brasil, cujas raízes remontam à escravidão, persiste como uma tragédia nacional. O livro “Os números da discriminação racial” (Editora Jandaíra), resultado do estudo de França e Portella, oferece uma perspectiva abrangente sobre a desigualdade em nossas terras.

O mercado de trabalho emerge como uma área onde a desigualdade racial persiste de forma notável. Os dados revelam que os pretos e pardos são predominantemente encontrados nos 20% dos trabalhadores que recebem os menores salários, muitas vezes ocupando empregos de menor qualificação e enfrentando subempregos e trabalhos informais.

Na esfera educacional, embora haja avanços impulsionados pelo aumento do acesso à escola, as desigualdades persistem. As cotas têm contribuído gradualmente para alterar o perfil dos estudantes nas universidades públicas, mas as disparidades nas notas dos alunos do Ensino Fundamental entre brancos e negros revelam que há muito a ser feito para alcançar uma igualdade real.

A área da saúde reflete outra faceta preocupante, onde a população negra enfrenta maiores dificuldades no acesso a serviços médicos, resultando em menor chance de diagnóstico precoce e aumentando os riscos de mortes por doenças crônicas.

Os números também destacam a brutal disparidade na criminalidade e violência. A taxa de homicídios entre negros é três vezes maior do que entre brancos, evidenciando que a população negra está mais exposta à violência, um fenômeno que se agrava em regiões como o Nordeste.

Em relação à renda, a pesquisa revela que, nos últimos 40 anos, os negros ganharam, em média, 14,25% a menos que trabalhadores brancos com características semelhantes. Embora haja um aumento na renda do trabalho dos negros em comparação com os brancos, a desigualdade persiste mesmo no topo da distribuição salarial.

O estudo destaca que, embora tenhamos avançado, o ritmo é mais lento do que desejado. Urge a necessidade de abordagens eficazes para combater a desigualdade racial em várias esferas da sociedade brasileira, buscando não apenas avanços quantitativos, mas também qualitativos em termos de igualdade de oportunidades e acesso aos direitos fundamentais.

Via Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

A MULHER QUE ENGRAVIDOU DE UM SABONETE EM MOSSORÓ(RN)...

Foto:Reprodução/Internet  Nos grupos de WhatsApp de Mossoró não se falam outra coisa, a não ser na mulher que engravidou ao usar um sabonete.  Uma funcionária teria relatado a esposa de seu patrão, que ficou grávida ao usar o sabonete do marido dela, ao ir a sua residência.  O assunto viralizou nas redes sociais.