Pular para o conteúdo principal

DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL É PERSISTENTE E DESAFIADORA

A desigualdade entre brancos e negros no Brasil, cujas raízes remontam à escravidão, persiste como uma tragédia nacional. O livro “Os números da discriminação racial” (Editora Jandaíra), resultado do estudo de França e Portella, oferece uma perspectiva abrangente sobre a desigualdade em nossas terras.

O mercado de trabalho emerge como uma área onde a desigualdade racial persiste de forma notável. Os dados revelam que os pretos e pardos são predominantemente encontrados nos 20% dos trabalhadores que recebem os menores salários, muitas vezes ocupando empregos de menor qualificação e enfrentando subempregos e trabalhos informais.

Na esfera educacional, embora haja avanços impulsionados pelo aumento do acesso à escola, as desigualdades persistem. As cotas têm contribuído gradualmente para alterar o perfil dos estudantes nas universidades públicas, mas as disparidades nas notas dos alunos do Ensino Fundamental entre brancos e negros revelam que há muito a ser feito para alcançar uma igualdade real.

A área da saúde reflete outra faceta preocupante, onde a população negra enfrenta maiores dificuldades no acesso a serviços médicos, resultando em menor chance de diagnóstico precoce e aumentando os riscos de mortes por doenças crônicas.

Os números também destacam a brutal disparidade na criminalidade e violência. A taxa de homicídios entre negros é três vezes maior do que entre brancos, evidenciando que a população negra está mais exposta à violência, um fenômeno que se agrava em regiões como o Nordeste.

Em relação à renda, a pesquisa revela que, nos últimos 40 anos, os negros ganharam, em média, 14,25% a menos que trabalhadores brancos com características semelhantes. Embora haja um aumento na renda do trabalho dos negros em comparação com os brancos, a desigualdade persiste mesmo no topo da distribuição salarial.

O estudo destaca que, embora tenhamos avançado, o ritmo é mais lento do que desejado. Urge a necessidade de abordagens eficazes para combater a desigualdade racial em várias esferas da sociedade brasileira, buscando não apenas avanços quantitativos, mas também qualitativos em termos de igualdade de oportunidades e acesso aos direitos fundamentais.

Via Blog do Girotto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...