Pular para o conteúdo principal

PESQUISA EXATUS: CARLOS EDUARDO TEM 27%, NATÁLIA 15% E CANDIDATO DE ÁLVARO 7% NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE NATAL

 


O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) segue liderando as intenções de voto entre os eleitores natalenses no que se refere ao pleito municipal de 2024.

Conforme os dados de mais uma pesquisa do Instituto EXATUS encomendada pelo AGORA RN, o ex-gestor da capital tem uma vantagem de mais de 10 pontos percentuais em relação à sua principal concorrente até o momento, a deputada federal Natália Bonavides (PT).

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos eleitores os possíveis candidatos no pleito do ano que vem, Carlos Eduardo foi lembrado por 27,72% dos entrevistados, consolidando ainda mais sua liderança no cenário eleitoral natalense, algo que vem ocorrendo desde o início do ano em todas as pesquisas já divulgadas.

Atrás do ex-prefeito aparece no levantamento a deputada federal Natália Bonavides, que foi citada por 15,01% dos eleitores ouvidos pelo Instituto. A petista lançou sua pré-candidatura em fevereiro deste ano e desde então vem assumindo a vice-liderança em todas as sondagens feitas até o momento.

Apesar disso, o PV, que integra a federação com o PT e o PCdoB, lançou a pré-candidatura da deputada estadual Eudiane Macedo, que tem patinado nas pesquisas, mas representa uma concorrência interna para o PT, já que o grupo partidário terá de escolher entre as duas pré-candidatas.

O EXATUS também inseriu entre os nomes apresentados o termo “candidato apoiado por Álvaro Dias”. Embora o atual prefeito do Republicanos ainda não tenha revelado quem receberá seu apoio na disputa pelo Palácio Felipe Camarão, o candidato a ser apoiado por ele aparece com 7,46% das intenções de voto dos natalenses.

Na sequência, aparecem o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) com 6,5%; o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) com 5,35%; o secretário da Semsur Irapoã Nóbrega com 4,88%; o deputado federal General Girão (PL) com 4,02%; Eudiane Macedo (PV) com 2,1%; além do comunicador Bruno Giovanni (PSDB) com 1,91%; o vereador Robério Paulino (Psol) com 0,67% e a secretária de Planejamento de Natal Joanna Guerra, que tem 0,19%.

Outros 14,63% disseram votar em “Ninguém”, “nenhum”, “branco” ou “nulo”. 6,21% não sabem em quem irão votar, e 3,35% não responderam à pesquisa.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de setembro e entrevistou 1.046 eleitores. A margem de erro é de 3,03 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

prefeitura

Natália tem queda acima da margem de erro; Paulinho cresce mais de 2 pontos

Em comparação com a pesquisa anterior do Instituto EXATUS, divulgada em julho passado, o pré-candidato que registrou maior variação positiva foi o deputado federal Paulinho Freire, que cresceu 2,11 pontos. Ele obteve 5,35% no levantamento atual, enquanto no anterior, 3,24%.

A maior queda com relação a julho foi amargada pela deputada Natália Bonavides, apesar de ela ainda figurar em segundo lugar entre os mais citados. Enquanto em julho ela obteve 18,54%, agora em setembro ela registrou 15,01%, ou seja, uma queda de 3,53, acima da margem de erro, que é de 3,03 pontos.

O “candidato de Álvaro” caiu 1,6 pp. – passou de 9,06 para 7,46%; e Irapoã Nóbrega cresceu 1,72 pp. (subindo de 3,16% para 4,88%). Os demais tiveram variações menores que 1 pp., mantendo quase que os mesmos percentuais da sondagem anterior.

No caso do General Girão, o crescimento foi de 3,43 pp., mas em relação à pesquisa de junho, quando ele obteve apenas 0,59%. Em agosto, ele não foi incluído no levantamento diante das informações de que ele declinaria da pré-candidatura em razão das investigações que correm contra ele na Polícia Federal (PF) por suposta incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro. O deputado já esclareceu que mantém a intenção de disputar a Prefeitura do Natal em 2024.

Prefeito Álvaro Dias durante entrevista / Foto: José Aldenir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...